Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
ColorADD - O Alfabeto da Cor: Autarquia Praiense implementa Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos nas zonas balneares e biblioteca municipal
31 julho 2024
A Câmara Municipal da Praia da Vitória é a primeira dos Açores a dispor de uma licença vitalícia para a implementação de um sistema de identificação de cores para as pessoas daltónicas, tendo o mesmo já sido implementado em todas as zonas balneares do Concelho, com galardão Bandeira Azul e na Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro.

Esta ferramenta denominada de ColorADD, está visível nas bandeiras e painéis de praia, ecopontos e página oficial do Município. Através desta ferramenta pretende-se garantir uma boa prática de acessibilidade para todos, e ainda o reforço de todo o bem-estar associado a estas áreas e aos seus utentes. Já a biblioteca municipal, vê reforçado o seu caráter racional da cor associado à recomendação da UNESCO na utilização da Classificação Decimal Universal, na identificação dos temas e áreas científicas que organizam o espaço.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, esta linguagem universal é encarada pelo Município como “uma ferramenta fundamental para a inclusão social”, tendo a autarquia praiense sido a primeira dos Açores a realizar o esforço financeiro, para a obtenção de uma licença vitalícia, passando assim a poder utilizar este sistema de identificação de cores em todos as suas atuações e atribuições, afim de “auxiliar na identificação da cor, sempre e quando esta for um fator funcional de orientação ou escolha”.

“Há que destacar o papel inovador que o ColorADD acarreta, associando-se esta vertente ao impacto social que o mesmo tem, em que se veem beneficiados a população residente e os turistas que visitam a Praia da Vitória, colocando-lhes à disposição um sistema de cores que possibilita a comunicação e o acesso à informação comum a todos através da Cor”, enaltece Vânia Ferreira.

Sobre o ColorADD

O Sistema de Identificação de Cores ColorADD foi criado pelo designer Português Miguel Neiva, o qual é reconhecido e premiado pelos diversos setores económicos e quadrantes sociais. Este projeto com uma linguagem universal e inovadora permite, através de entidades públicas, privadas, organizações, marcas e empresas parceiras, incluir sem discriminar mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, pois estima-se que 10% da população masculina e 1% da população feminina, possuam a incapacidade de e ver a cor ou perceber as diferenças de cor, em condições normais de iluminação.

O ColorADD representa as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) por símbolos gráficos. Através do conceito de “adição de cores”, os símbolos podem se relacionar entre si e toda a paleta de cores pode ser identificada. O branco e o preto surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras, tornando-se numa espécie de jogo mental, fácil de aplicar e aprender em situações do dia-a-dia.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 31 de julho de 2024

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt