Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Outono Vivo

Presidente da Câmara Municipal na inauguração do Festival Literário: Outono Vivo quer ser centro de promoção da Literatura no meio do Atlântico

24 outubro 2025
Presidente da Câmara Municipal na inauguração do Festival Literário: Outono Vivo quer ser centro de promoção da Literatura no meio do Atlântico
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o festival literário Outono Vivo tem todas as condições para se consolidar como um centro da promoção da Literatura no meio do Atlântico.

Intervindo na sessão de abertura do festival, que decorreu na noite de sexta-feira, dia 24, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), Vânia Ferreira sublinhou o percurso do evento, iniciado em 2006, enaltecendo o seu papel enquanto espaço de diálogo e de troca de ideias.

“O Outono Vivo é, desde a sua génese, um espaço de encontro e de diálogo. Um espaço onde as palavras ganham corpo, onde as ideias se cruzam e onde a leitura se transforma num instrumento de liberdade, de consciência crítica e de coesão social”, adianta a autarca Praiense.

“O Outono Vivo tem evoluído de forma notável. De um evento local, passou a ser um ponto de passagem obrigatório para grandes nomes na literatura; um espaço que nunca perdeu o seu espírito original: o de aproximar os livros das pessoas, o de transformar a leitura num hábito acessível, natural e apaixonante”, sublinhou Vânia Ferreira.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória recordou a presença e o contributo de Álvaro Laborinho Lúcio, falecido esta semana, no Outono Vivo e na dinamização cultural local e regional, sublinhando o seu humanismo e cosmopolitismo como elementos diferenciadores que marcam o festival.

“Partindo destes princípios tão nobres, lembramos hoje Álvaro Laborinho Lúcio, que nos deixou recentemente. Uma figura incontornável dos direitos humanos, que acreditou sempre no poder da palavra como elemento transformador da sociedade. Este é um evento que espelha esse pensamento, enriquecido pela sua presença. Sempre contribuiu para a sua dinamização e valorização, através das suas obras nesta feira do livro, assim como apoiou a Cultura nas suas mais diversas formas, aquando da inauguração do Auditório do Ramo Grande, um dos ex-libris desta Cidade no apoio à vertente cultural. Ao serviço desta Região como Ministro da Républica saliento a sua capacidade de agregar as diferenças inerentes a cada ilha, a cada cidade, a cada vila e freguesia. Uma transversalidade assente na generosidade de quem vê a beleza da nossa identidade açoriana, se compromete a conhecê-la e a orgulhar-se dela. Estamos gratos por tamanha dedicação”, expressou a autarca Praiense.

Vânia Ferreira destacou também a presença de mais de duas dezenas de escritores regionais, nacionais e da Diáspora durante os 17 dias do festival, “no âmbito de um programa eclético e abrangente”.

“Permitam-me que, neste ponto, destaque a celebração dos 50 anos da vida literário do nosso João de Melo; a singela homenagem que ocorrerá no dia 03 ao escritor Álamo Oliveira; ou a apresentação do Vencedor do Prémio Literário Vitorino Nemésio, apresentado oficialmente na abertura do Outono Vivo 2024 pelo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. São momentos que valorizam o Outono Vivo, tal como o fazem a presença nesta edição dos escritores Tânia Ganho, Rui Cardoso Martins, Germano Almeida, Pedro Andersson, Henrique Levy ou Maria Inês Almeida, entre tantos outros”, pormenorizou.

“Destaco ainda a celebração dos 75 anos da publicação do livro Festa Redonda, de Vitorino Nemésio, e que encerra as comemorações que a Autarquia tem vindo a dinamizar ao longo do ano. Será, sem dúvida, um momento especial de celebração do nosso maior escritor. Sublinho ainda dois outros momentos que enriquecem o programa deste ano: a conversa, no dia 28 de outubro, sobre a Literatura Cabo Verdiana, que, certamente, aproximará os dois territórios irmãos; e o momento preparado para o dia 30 de outubro sobre os vinhos, onde se inclui uma prova comentada de verdelho dos Biscoitos com o especialista Nuno Oliveira Garcia, momento esse que se enquadra na defesa e promoção da vitivinicultura local e regional. Destaco ainda a exposição que nos acolhe neste espaço, intitulada Grater, 30 anos - 30 projetos; uma mostra do trabalho desenvolvido por esta associação de desenvolvimento local, que tem sido estratégica na dinamização e desenvolvimento do mundo rural da Terceira e Graciosa”, exemplificou Vânia Ferreira.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória destacou ainda a presença na cerimónia do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos.

“Uma presença que enaltece este festival e, ao mesmo tempo – entendemos nós – espelha o reconhecimento pela sua qualidade. Sendo escritor, tem, certamente, especial atenção por este tipo de eventos. Além disso, a sua participação representa a primeira presença de um membro do Governo da República no Outono Vivo, destacando-se assim o festival no panorama nacional. Acreditamos que dessa presença possam nascer iniciativas e projetos de cooperação a bem da comunidade e da cultura”, frisou Vânia Ferreira, acompanhada também na sessão pela Diretora Regional da Cultura, Sandra Garcia.

A sessão de inauguração do Outono Vivo 2025 contou também com a inauguração da exposição Grater, 30 anos – 30 projetos, patente ao público na galeria da AJAIT, com a abertura official da Feira do Livro e com o concerto Fábio Ourique – 15 anos de Fados e Cantigas.

O Outono Vivo 2025 decorre de 24 de outubro a 09 de novembro, na AJAIT e no Auditório do Ramo Grande.

O programa atualizado do Outono Vivo está disponível em www.cmpv.pt e nas redes sociais da Câmara Municipal da Praia da Vitória (Facebook e Instagram).

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 24 de outubro de 2025

Notícias Relacionadas

Outono Vivo 2024: Câmara Municipal da Praia da Vitória oferece livros às bibliotecas de caráter educativo no Concelho
Outono Vivo
04 novembro 2024
Outono Vivo 2024: Câmara Municipal da Praia da Vitória oferece livros às bibliotecas de caráter educativo no Concelho
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou, na tarde de segunda-feira, dia 04, cheques-prenda para aquisição de livros às bibliotecas escolares, Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL´S) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´S) do Concelho. O apoio ocorre integrado no festival literário Outono Vivo, que decorre, até 10 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
Outono Vivo
04 outubro 2024
Festival Literário decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória, Mia Couto, Agualusa, Domingos Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Rio Novo, Dulce Maria Cardoso, Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães no OV 2024
Os escritores Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Isabel Rio Novo, Eduardo M. Tavares, Domingos Amaral, Dulce Maria Cardoso, Raquel Varela, Pedro Boucherie Mendes, Virgílio Castelo e Bárbara Guimarães são alguns dos nomes confirmados na 19ª edição do Festival Literário Outono Vivo, que decorre de 25 de outubro a 10 de novembro na Praia da Vitória. Os destaques foram sublinhados pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na conferência de imprensa de apresentação do programa do evento, que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, dia 04, no Foyer do Auditório do Ramo Grande.
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
Outono Vivo
22 setembro 2023
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
De 27 de outubro a 12 de novembro, a Praia da Vitória volta a ser o centro literário regional, em mais uma edição do festival de cultura Outono Vivo. O certame foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21, em conferência de imprensa.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais