Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Presidência Aberta” à Freguesia de Fonte do Bastardo, Requalificação da antiga Escola Primária deverá estar concluída dentro de um ano
23 março 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, visitou, esta segunda-feira à tarde, as instalações da antiga Escola Primária da Freguesia de Fonte do Bastardo, onde nascerá a nova sede dos Escuteiros daquela localidade, obra que se perspetiva que esteja concluída dentro de um ano.

Orçada em cerca de 120 mil euros e com um prazo de execução de nove meses, a empreitada será lançada a concurso prevendo-se que “num espaço de três meses possa estar adjudicada e a iniciar-se”, disse o Autarca, que recordou que o Município, desde a primeira hora, tem sido um parceiro ativo dos Escuteiros da Fonte Bastardo.

“O escutismo é um movimento muito importante nas nossas freguesias e ilhas e queremos, por um lado, dar condições condignas aos Escuteiros da Fonte do Bastardo para exercerem as suas atividades e, por outro lado, requalificar um edifício que se encontra devoluto, no centro da Freguesia, e que deve ser colocado, de novo, ao serviço da população”, frisou.

O edifício da antiga Escola Primária da Fonte do Bastardo foi património municipal até 2017, ano em que a Câmara Municipal o doou ao Agrupamento de Escuteiros n.º 709. Por uma questão interna de gestão de património dos Escuteiros na Região, foi à Associação ALERTA que o Município entregou o projeto que desenvolveu tendo em vista a reabilitação do edificado e a sua transformação em sede do agrupamento.

Em setembro do ano passado, no âmbito da “Presidência Aberta” à Freguesia, Tibério Dinis entregou o projeto que “garante as melhores condições” para a atividade daquele agrupamento, assegurando ainda apoio ao financiamento da empreitada. Agora, explicou, “a Câmara Municipal está a apoiar na elaboração das peças concursais do concurso público da empreitada, uma vez que, apesar de ser a Associação ALERTA a dona da obra, a mesma será financiada por fundos do Município e a lei obriga a que seja lançado um concurso público. Se tudo correr normalmente, dentro de três meses, teremos a obra adjudicada e a iniciar-se”.

“Com este investimento, a rede de escutismo no Concelho da Praia da Vitória ficará com boas condições para desenvolver as suas atividades”, afirmou o edil, manifestando satisfação pela solução encontrada entre o Corpo Nacional de Escutas, a Associação ALERTA (entidade criada pelo movimento escutista regional para gerir o património e os recursos dos escuteiros nas ilhas) e a Câmara Municipal da Praia da Vitória, no sentido de dignificar a atividade do Agrupamento n.º 709, ao mesmo tempo, que se possibilita a recuperação de um imóvel em pleno centro da Fonte do Bastardo.

A visita à antiga Escola Primária da Fonte do Bastardo inseriu-se no programa da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória”, que, esta segunda-feira, dedicou o dia àquela localidade.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt