Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato”, Tibério Dinis defende valorização inovadora e criativa do artesanato
23 março 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, defendeu, esta terça-feira, “uma valorização, com inovação e criatividade, do nosso artesanato”, considerando que as estratégias europeia e nacional e as orientações do setor do turismo são para a potenciação dos trabalhos que criem riqueza, através de produtos de valor acrescentado e transacionável.

Discursando na sessão de abertura do Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato”, promovido pela GRATER (Associação de Desenvolvimento Local das ilhas Graciosa e Terceira), que se realizou a partir do Auditório do Ramo Grande, o edil felicitou os artesãos “pela capacidade de criação e inovação demonstradas”, exortando a que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido possa continuar a prosperar.

“Quero felicitar e agradecer a todos os artesãos que se tem envolvido junto da GRATER dando corpo a este projeto que agora culmina, pela dimensão variada que deram ao artesanato em todo o território das nossas ilhas. Um agradecimento também aos profissionais da GRATER, pela forma como se empenharam no desenvolvimento deste projeto e até pela forma como procuraram parceiros internacionais que levaram mais longe o nosso artesanato. O valor que se acrescentou ao nosso artesanato, com este projeto Craft & Art não pode acabar aqui hoje”, afirmou.

Tibério Dinis reforçou a todos os presentes que “há mais fundos, mais ideias, mais criatividade e mais inovação” que podem e devem ser potenciados no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

“Aqui, hoje, apresentam-se um conjunto de trabalhos e o enriquecimento que foi dado a vários projetos que foram desenvolvidos. Mas há um novo quadro comunitário à porta e existe, por isso, um caminho a trilhar para o futuro, para que possamos continuar a valorizar o nosso artesanato”.

Lembrando que “a estratégia e a orientação da União Europeia e do setor do turismo para o desenvolvimento do artesanato passa pela valorização, com inovação e criatividade, do nosso artesanato”, o autarca praiense salientou que as potencialidades do artesanato se têm desenvolvido “como um produto de cada vez maior valor acrescentado e transacionável, gerador de riqueza e criador de novos postos de trabalho”.

A sessão de abertura do Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato” contou com a presença de Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, do Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves, e da Presidente do Conselho de Administração da GRATER, Fátima Amorim.

Dos diversos painéis temáticos destaque para o tema “O design na produção artesanal” (a cargo do convidado Álbio Nascimento); o tema “Parcerias como agentes potenciadores do artesanato” (a cargo da convidada Marita Setas Ferro); o tema “A avó veio trabalhar, um caso prático da atividade artesanal” (a cargo da convidada Susana António) e o tema “Matérias-primas com potencial para o artesanato - Resultados do diagnóstico” (a cargo da convidada Márcia Coelho).

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt