Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Ciclo de Cinema “Um Olhar Sobre o Teatro”, “O Retrato”, “Boa Alma” e “Caos Danado” em exibição no Auditório do Ramo Grande no próximo fim-de-semana
24 março 2021

O Ciclo de Cinema, intitulado “Um Olhar Sobre o Teatro”, que surge com o intuito de se assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de março, é um dos destaques da agenda sociocultural da Praia da Vitória para o próximo fim-de-semana de 26 a 28 de março. Assim, estarão em exibição na tela do Auditório do Ramo Grande os filmes: “O Retrato”, no dia 26 de março (sexta-feira), às 21h00; “Boa Alma”, a 27 de março (sábado), também às 21h00; e “Caos Danado”, com exibição marcada para 28 (domingo), às 18h00. Tratam-se de trabalhos do realizador e ator Eduardo Breda.

Após a sessão de cinema de sábado em que será exibido o filme “Boa Alma”, e de forma a se promover uma reflexão sobre a arte do teatro, terá lugar uma conversa com Eduardo Breda, Sandra Faleiro, Ricardo Neves-Neves, Cristina Carvalhal, que possuem uma vasta experiência em teatro, mas também no mundo do cinema e televisão e que participarão através da plataforma Zoom. Já com a plateia do Auditório do Ramo Grande estará Álamo d´Oliveira, poeta, escritor, ator e encenador terceirense sobejamente conhecido também ele uma referência nestas matérias.

Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Eduardo Breda começou como realizador em “O Retrato” que é o seu primeiro documentário. Seguiu-se depois, “Boa Alma” (2015), “Palácio de Cristal” (2016), “Caos Danado” (2018). Realizou também a web-série “Os Muralistas” (produzido pela After Wall & Dyrup). Já foi também responsável pela criação de vídeo para os seguintes espetáculos: “A Modéstia” (2015); “A Batalha de Não Sei o Quê” (2015); “Tentativas para Matar o Amor” (2017). Em cinema, série e curta-metragem, Eduardo Breda já integrou o elenco das seguintes produções: “Bem Bom” l Patrícia Sequeira; “Terra Nova” l Joaquim Leitão; Idaten: Tokyo Olympic Hanashi 2018 | NHK; Ministério do Tempo; Câmara Nova l André Marques; Logística l Miguel Tavares. Em teatro como actor, para além das suas criações, já trabalhou com Gonçalo Amorim; Nuno Cardoso; Cláudio da Silva; Bernard Sobel; Álvaro Correia; Bruno Bravo; Francisco Campos; Francis Seleck; Manuel Tur; Os Possessos; Tiago Correia; João Mota e Marta Dias. Já em termos de ficção televisiva participou em “Prisioneira” (TVI), “Santa Bárbara” (TVI), “Poderosas” (SIC) e “Sol de Inverno” (SIC). Os bilhetes para as sessões de cinema do Auditório do Ramo Grande têm um custo de três euros e meio, e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ser adquiridos também online, através da Ticketline. No próprio dia, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.

Os bilhetes para as sessões de cinema do Auditório do Ramo Grande têm um custo de três euros e meio, e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ser adquiridos também online, através da Ticketline. No próprio dia, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.

Aquando da realização dos espetáculos e sessões de cinema, mantém-se a obrigação do cumprimento de todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, havendo uma redução do público presente na sala (para um terço da respetiva lotação, ou seja, um máximo de 140 espetadores), garantindo-se as regras de distanciamento social, para além do uso obrigatório de máscara e higienização frequente das mãos.

Cinema Infantil – “Trolls: Tour Mundial”

Ainda neste fim-de-semana, a 28, domingo, pelas 15h00, estará em exibição na tela do Auditório do Ramo Grande outro filme destinado aos mais novos, intitulado “Trolls: Tour Mundial”,

Nesta nova aventura, os trolls Poppy e Branch descobrem algo verdadeiramente espantoso: há outros mundos povoados por trolls além do seu, e cada um dos clãs é devoto do seu estilo musical preferido, que tanto pode ser funk, country, tecno, clássico, pop ou rock. Essas diferenças poderiam ser uma grande mais-valia para todos, não fosse o caso da Rainha Barb, ajudada pelo Rei Thrash, seu pai, ter intenções de destruir todos os estilos musicais, à exceção do rock. Com a pluralidade musical em risco, Poppy, Branch e os seus amigos próximos decidem juntar-se para estragar os planos de Barb.

Dia Mundial da Marioneta

Para além de se assinalar do Dia Mundial do Teatro, também se irá se lembrar o Dia Mundial da Marioneta, celebrado a 21 de março, onde o coletivo de teatro “Viagem de Uma Marioneta” irá fazer apresentações das histórias do Teatro Tradicional Português de Marionetas "Dom Roberto", assim como duas do repertório tradicional (O Barbeiro e A Tourada) e uma da autoria do marionetista, Ricardo Ávila, junto das crianças do concelho da Praia da Vitória. Assim, a 26 de março, no período da manhã, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos e outra escola da unidade orgânica da Escola Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara acolhem esta atividade, enquanto que no dia seguinte este teatro irá passar pela Urbanização de São Pedro em Santa Rita, pelas 14h00, e pela Nova Urbanização da Serra de Santiago na Vila das Lajes, às 15h30.

Programação de abril

Para o mês de abril, a programação cultural a acontecer na Praia da Vitória também já se encontra definida.

O Praia GameJam, evento para a promoção do desenvolvimento de videojogos na Praia da Vitória, irá acontecer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, nos dias 2, 3, e 4 de abril.

Este evento, dedicado ao desenvolvimento de videojogos, consiste em colocar os seus participantes a programar, desenhar e animar ao longo destes três dias, afim de conceberem o seu videojogo para PC. Ao fim do prazo definido será dado um período para as equipas fazerem uma apresentação do seu produto final. As inscrições podem ser efetuadas em www.moshbit.pt/pgj.

Serão atribuídos prémios em vouchers para as categorias de melhor jogo, no valor de 800 euros, à melhor banda sonora, à melhor arte e ao jogo com melhor jogabilidade, no valor de 200 euros cada. Os vouchers poderão ser utilizados em qualquer loja do comércio da Praia da Vitória.

O evento, realizado em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória com a Moshbit, apela à participação de qualquer pessoa, tendo formação ou não na área da programação, onde a vontade de criar, experimentar e produzir são as principais apetências a explorar. Os objetivos desta iniciativa passam por dinamizar e promover uma cooperação, inovação e experimentação na área de programação dos videojogos, criando-se uma cultural saudável de produção de jogos na Ilha Terceira, ideal para a formação de jovens talentos e captação de empresas deste ramo.

A MoshBit tem como principal objetivo informar os seus leitores das últimas novidades do universo “geek” através de diversos canais, sendo o site o seu principal meio de comunicação. Para além da componente informativa, a equipa é também responsável pelo planeamento, organização e execução de várias iniciativas que visam a dinamização da cultura digital na região e país.

Ainda na sexta-feira, 2 de abril, salienta-se a primeira exibição do filme “Greenland: O Último Refúgio”, no Auditório do Ramo Grande, repetindo a sessão no sábado, ambas às 21h00.

Já no domingo, 4 de abril, será exibido o filme de animação infantil “O Scoob”, pelas 15h00, no Auditório do Ramo Grande.

No outro fim-de-semana, nos dias 09 e 10, sexta-feira e sábado, respetivamente, será exibido o filme “Wonder Woman – 1984”, às 21h00.

No domingo, 11, terá lugar a sessão de cinema do filme “Liga dos Animais Fantásticos”, às 15h00, também no Auditório do Ramo Grande.

“Pinóquio” será o filme a exibir no sábado, 17, com sessão marcada para as 21h00.

As matinés de cinema infantil continuam no domingo, 18, com a exibição de “O Mundo Secreto dos Dragões”, pelas 15h00, igualmente no Auditório do Ramo Grande.

Para se comemorar a Revolução de 25 de abril, decorrerá o concerto “Abril”, pelas 21h30 de sábado, 24 de abril, no Auditório do Ramo Grande. Este concerto conta ainda com a participação de: Tozé Ferreira; Maria Bettencourt; Lúcia Moniz; Samuel; João Pedro Santos; António Bulcão; Fábio Gomes; Zé Arruda; André Gomes; e Luís Gil Bettencourt.

Já no feriado de 25 de abril, há mais uma sessão de cinema infantil, desta feita, com “O Segredo das Bolachas”, agendado para as 15h00.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt