Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Infraestrutura pública ao serviço da Comunidade, Tibério Dinis inaugurou a “Casa Farol”, novo espaço comunitário na Serra de Santiago
26 março 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória inaugurou, esta quinta-feira à tarde, a “Casa Farol”, uma infraestrutura de apoio social instalada na Nova Urbanização da Serra de Santiago, na Vila das Lajes, que acolherá as técnicas do departamento de ação social da Autarquia no apoio às populações mais jovens e idosas da localidade.

“Este é um projeto que nos orgulha, porque marca uma diferença: é a primeira vez que, nesta localidade, uma entidade pública tem uma valência ao serviço da população de forma efetiva e permanente”, afirmou Tibério Dinis, Presidente do Município, na inauguração desta nova infraestrutura.

O serviço de ação social desenvolvido pela Câmara Municipal na Serra de Santigo já acontece há longos anos, com o Município a solicitar apoio ao Império de São João para poder desenvolver as suas ações.

Assim, com a vaga de uma das habitações existentes na urbanização, a Autarquia entendeu gerir o espaço, direcionando a sua utilização para um espaço de apoio à população, agora inaugurado e designado por “Casa Farol”.

“Com a nossa equipa de ação social – a quem, desde já, agradeço toda a intervenção que tem vindo a desenvolver junto desta população, nomeadamente da população mais jovem – estão criadas as condições físicas para que a sua função principal passe a ser prestar apoio à comunidade, apoio escolar, criando uma dinâmica de ATL (Atelier de Tempos Livres), de capacitação dos mais novos, mas, também, dedicado aos mais idosos, porque, aqui, não existia um espaço de centro de convívio de idosos, nem um espaço para desenvolver formações, fazer consulta de documentos, e tudo isto passa agora a ser possível, até numa dinâmica intergeracional que importa estimular e preservar”, declarou Tibério Dinis.

A “Casa Farol” passa então a funcionar como espaço comunitário de apoio à população da Serra de Santiago, sendo aí desenvolvidas várias atividades direcionadas para as crianças, jovens e idosos, com especial incidência, no acompanhamento educativo, no desenvolvimento de iniciativas de prevenção da saúde mental e integração social. Será, também, disponibilizado acompanhamento psicológico e realizado atendimento de apoio social. O funcionamento do espaço será diário.

“É um dia feliz, para a Câmara Municipal da Praia da Vitória. Passamos a disponibilizar condições dignas para desenvolver o nosso projeto de apoio e dinâmica social. Será um espaço acolhedor e bastante humano para todos os que procurem na ‘Casa Farol’ um ponto seguro para o seu futuro”, finalizou Tibério Dinis.

Na inauguração da “Casa Farol” marcaram presença os elementos do executivo municipal, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, o pároco Emanuel Vaz (que benzeu as instalações), a equipa de ação social do Município e vários dos futuros utilizadores do equipamento social, constituído por sala de leitura, sala didática, sala de informática, gabinete técnico, cozinha de apoio e instalações sanitárias.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt