Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Presidência Aberta às Freguesias e Vila da Praia da Vitória”, Câmara Municipal visita EB1/JI Irmãos Goulart e valências de creche e CATL nas Fontinhas
29 março 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, visitará, na próxima segunda-feira, a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância Irmãos Goulart, na freguesia de Fontinhas, bem como as valências de Creche e Centro de Atividades de Tempos Livres sediadas nessa infraestrutura educativa.

A Escola Irmãos Goulart funciona em instalações construídas pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, em 2009, albergando também as valências de apoio socioeducativo disponibilizadas pela rede municipal, dispondo de 4 salas de aula do 1.º ciclo, 3 salas para o ensino Pré-escolar, biblioteca, sala de professores, cozinha, refeitório e ginásio, estando adaptada para cidadãos com mobilidade reduzida. Situada entre a Casa do Povo, o Campo Municipal Dr. Durval Monteiro, o Pavilhão Desportivo Municipal e a Sociedade Musical União das Fontinhas, a infraestrutura tem pátios dotados de jardins, campo vedado com relva sintética e telheiro.

Esta visita insere-se no programa da “Presidência Aberta” à Freguesia de Fontinhas, onde o autarca, acompanhado pelo seu executivo municipal, vai dedicar o próximo dia 5 de abril, à população, às instituições, coletividades e empresas da localidade.

A “Presidência Aberta” às Fontinhas contará com várias reuniões com o movimento associativo da localidade, encontros com as principais instituições da Freguesia, audiências com os munícipes (que decorrerão na Casa do Povo das Fontinhas, sendo, no entanto, necessário o agendamento prévio, através de contacto para o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 1 de abril, por telefone, 295 540 200/211, ou correio eletrónico – gabinete.presidencia@cmpv.pt –, indicando o nome, contacto e assunto a tratar), bem como realizar-se-á a reunião pública de Câmara nas instalações da Casa do Povo local.

 

Fontinhas

A Freguesia de Fontinhas ocupa um território de perto de 18 quilómetros quadrados, na encosta oriental da Serra do Cume, fazendo fronteira com a Vila de São Sebastião (Concelho de Angra do Heroísmo), Santa Cruz, Lajes e São Brás. As Fontinhas são das poucas localidades da ilha Terceira que não tem fronteira com o mar.

Atravessada por três ribeiras (do Marques, do Cruzeiro e de Santo António), a Freguesia deve o seu nome às pequenas fontes que existiam e que abasteciam o território de água.

Administrativa e eclesiasticamente, as Fontinhas nasceu, enquanto Freguesia, no século XV, altura em que foi edificada a primitiva igreja do local. Com o tempo e com as catástrofes naturais que a assolaram, muitos foram os documentos que se perderam, sendo os registos civis mais antigos datados de 1571.

Por duas vezes, as Fontinhas ficou completamente destruída, devido a cataclismos de ordem natural, nomeadamente a 9 de abril de 1614 e a 15 de junho de 1841, sendo também fustigada pelos efeitos do sismo de 1 de janeiro de 1980. Integrada no designado território do “Ramo Grande”, a Freguesia foi conhecida como o “Celeiro da Ilha”, considerando a atividade predominantemente agrícola ali desenvolvida.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt