Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória”, Câmara Municipal da Praia da Vitória visitará instalações da futura Mercearia das Quatro Ribeiras
13 abril 2021

A “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória” chega, na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, à Freguesia das Quatro Ribeiras, com o executivo municipal a visitar as instalações da futura Mercearia da localidade, na sequência da celebração de um protocolo entre o Município e a Junta de Freguesia.

Em novembro do ano passado, no âmbito da Presidência Aberta, o Município protocolou com a Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras a concessão de um espaço tendo em vista a instalação de uma Mercearia ou minimercado que permitisse a disponibilização de vários produtos básicos à população. A concretização da instalação desse serviço permite satisfazer uma das principais reivindicações da população local, ou seja, a instalação de um espaço comercial na mais pequena freguesia do Concelho.

Decorrido o concurso público e adjudicada a concessão a um dos dois concorrentes, estão já a decorrer as obras de adaptação do espaço que se integra no edifício da Junta de Freguesia. Assim, no seguimento da colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o executivo municipal visitará na próxima segunda-feira, pelas 14h00, as obras de requalificação das instalações que darão lugar à futura Mercearia das Quatro Ribeiras.

Recorde-se que do protocolo assinado entre as autarquias, a Junta de Freguesia comprometia-se a ceder um espaço no seu edifício sede, para a instalação da mercearia (com condições para exposição de produtos, armazém, instalações sanitárias e parque de estacionamento), enquanto à Câmara Municipal da Praia da Vitória cabiam o apoio jurídico na preparação do caderno de encargos do concurso público que foi lançado, os investimentos necessários à adaptação das infraestruturas, assumindo ainda, futuramente, os encargos com água e luz.

Sendo esta “uma medida essencial para a criação de condições que estimulem a fixação de população, nomeadamente jovem, estimulando também os investimentos privados que têm vindo a ser realizados nas Quatro Ribeiras, bem como as demais empresas e instituições” e sendo este “um serviço básico que promove, desde logo, melhor qualidade de vida a todos quantos aqui residem, trabalham e se queiram fixar”, Tibério Dinis visitará o espaço na próxima segunda-feira.

Reuniões e visitas

Para além da visita, marcada para as 14h00, no edifício sede da Junta de Freguesia, a “Presidência Aberta” vai contar com contactos com os munícipes (audiências devem ser agendadas previamente, junto do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 16 de abril, através dos contactos 295 540 200/211 ou para o endereço de correio eletrónico gabinete.presidencia@cmpv.pt, indicando-se o nome, contacto e assunto a tratar), bem como visitas a investimentos públicos municipais, a empresas e instituições locais. Ao final do dia, pelas 19h00, realizar-se-á a reunião pública de Câmara pública, na Casa do Povo das Quatro Ribeiras.

A Freguesia

A Freguesia das Quatro Ribeiras ocupa uma área de pouco mais de 13 quilómetros quadrados, sendo maioritariamente ocupada por espaços reservados às atividades da agropecuária e silvicultura.

Nos últimos anos, as Quatro Ribeiras têm assistido a um fixar de população jovem e até ao surgimento de diversos novos negócios, desde empresas de construção civil, a espaços turísticos e até museológicos.

O seu nome resulta do facto do território ser atravessado por quatro ribeiras (a Ribeira Grande, a Ribeira Pequena, a Ribeira Seca e a Ribeira do Almeida). Segundo as crónicas históricas as Quatro Ribeiras foram uma das primeiras povoações da ilha, tendo sido edificada, em devoção a Santa Beatriz, uma das primeiras igrejas da Terceira, construída no século XV.

Do seu património natural destaque para a Gruta das Pombas, o Pico dos Loiros e a sua Zona Balnear, sendo ainda de salientar a sua orla costeira onde, em 1998, foram encontrados vestígios de escrita rupestre que terão sido deixados por navegadores.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt