Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Otimização de Recursos – Saúde, Sustentabilidade e Produção”, XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória realizam-se a 8 e 9 de maio na Vila Nova
30 abril 2021

As XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, este ano subordinadas à temática “Otimização de Recursos – Saúde, Sustentabilidade e Produção”, vão realizar-se no fim de semana de 8 e 9 de maio, na Sociedade Filarmónica da Vila Nova, cumprindo todas as normas e recomendações impostas pelas Autoridades de Saúde Pública.

Depois de, no ano passado, o evento ter sido cancelado por motivos relativos à situação epidemiológica e de confinamento vigentes, a Câmara Municipal da Praia da Vitória volta a reunir os parceiros do setor agropecuário (Associação Agrícola da Ilha Terceira, Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, a Cooperativa Bioazórica, a FruterCoop e o Governo Regional) para a realização das jornadas que há mais anos consecutivos debatem o setor da agricultura na Região.

Fruto das circunstâncias atuais, o programa das Jornadas foi reduzido de três para dois dias, bem como algumas das participações e palestras serão proferidas através da utilização de novas ferramentas de comunicação online. A organização do certame está também a trabalhar no sentido de conseguir que as Jornadas possam ser transmitidas através de canais digitais para abranger o maior número de pessoas interessadas.

As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória 2021 debaterão temáticas como “Comparação de custos e maneios alimentares em explorações de leite da ilha Terceira (pelo Dr. José Carlos); “Eficiência reprodutiva nas explorações leiteiras” (pelo Dr. Leandro Pires); “Valorização do leite dos Açores” (pelo Dr. Eduardo Vasconcelos); “Valorização da carne de bovino dos Açores” (pelo Eng. Paulo Costa) e será feita uma análise ao “Setor Agrícola nos Açores” (por Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores), temas a analisar e debater no primeiro dia.

Já no dia 9 de maio, destaque para as palestras do Dr. Jonas Gomes relativas ao “Impacto das alterações alimentares na saúde” e do Prof. Doutor David Horta Lopes sobre “O Futuro da fruticultura nos Açores”, isto antes do debate sobre estas temáticas e da sessão de encerramento onde participarão o Presidente da Bioazórica (Miguel Garcia), o Presidente da FruterCoop (Paulo Rocha), o Presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (Anselmo Pires), o Presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (José António Azevedo), o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (Tibério Dinis) e o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (António Ventura).

Todos os painéis e a moderação dos debates estarão a cargo do jornalista da RTP/Açores Francisco Faria.

As XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória terão início no sábado, dia 8 de maio, pelas 19h15 com uma intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova, Vasco Lima.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt