Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Protocolo de geminação entre o Município da Praia da Vitória e o Município de Penacova
03 maio 2021

No ano em que se assinalam os 120 anos do nascimento de Vitorino Nemésio, os Municípios de Penacova e da Praia da Vitória aprovaram em Assembleia Municipal uma proposta de geminação entre os dois concelhos e respetivos municípios baseada na sua estreita ligação ao escritor e poeta.

Vitorino Nemésio nasceu a 19 de dezembro de 1901 na então Vila da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores celebrando-se no corrente ano de 2021 os 120 anos do seu nascimento. A sua cidade-berço possui um vasto e importante espólio patrimonial, histórico e literário relacionado com Nemésio, desde logo a Casa Vitorino Nemésio ou a biblioteca instalada na casa que pertenceu às suas tias.

Com raízes na Praia da Vitória, Vitorino Nemésio tinha no Concelho de Penacova, distrito de Coimbra, três moinhos na Portela de Oliveira e uma mata. Um dos seus moinhos foi doado ao município no ano de 1980. A Câmara Municipal de Penacova batizou o Museu do Moinho criado na Portela de Oliveira como Museu do Moinho Vitorino Nemésio em homenagem ao escritor e poeta açoriano que foi também um “incansável moleiro das palavras” no dizer de David Mourão Ferreira.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova e Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória defendem que o nascimento e trabalho feito por Nemésio é tão importante para a Praia da Vitória, como é importante a sua passagem e o legado que deixou no concelho de Penacova, pelo que se justifica uma geminação entre os dois territórios, que terá sobretudo uma vertente cultural.

A assinatura da geminação decorrerá presencialmente nos dois municípios logo que estejam asseguradas as condições para que possa ser realizada uma cerimónia adequada. Para breve está prevista a criação de um Roteiro Literário Nemesiano a disponibilizar online e que será uma homenagem conjunta dos dois municípios a Vitorino Nemésio.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt