Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sensibilização para a reciclagem promovida pela Praia Ambiente e Tetra Pak, Escola “O Gu e a Tita” vence concurso “A Tua Escola é a Mais Amarela?”
06 maio 2021

A escola “O Gu e a Tita” venceu o concurso “A Tua Escola é a Mais Amarela?”, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente, visando sensibilizar a população escolar para a correta separação e reciclagem de embalagens no ecoponto amarelo.

O concurso, realizado em parceria com a Tetra Pak Portugal, teve como segundo classificada a escola da Base Aérea nº4 e, como terceiro classificada, a escola da Fonte Bastardo.

“Mais do que o pódio, o que importa sublinhar nesta iniciativa é a participação dos mais de 1300 alunos da comunidade escolar no Concelho, os quais reforçaram a sua sensibilidade para a separação e reciclagem de resíduos e, por essa via, tornaram-se embaixadores desta preocupação junto das suas famílias e amigos. É essa a importância e relevância destas iniciativas. Nos dois meses em que decorreu o concurso, foram recolhidas quase duas toneladas de embalagens”, sublinha Tiago Ormonde, presidente do conselho de administração da Praia Ambiente e vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

“As crianças perceberam a importância da correta separação destes resíduos e levaram essa boa prática até às suas casas e às suas famílias, de uma forma didática e divertida, criando uma cadeia de reciclagem mais eficaz e eficiente, fundamental para conseguirmos alcançar a sustentabilidade ambiental”, releva o autarca.

As três escolas vencedoras foram contempladas com prémios atribuídos pela Tetra Pak Portugal. Ao primeiro lugar foram atribuídos 500 euros, o segundo lugar ficou com 400 euros e o terceiro classificado obteve 300. Todos estes valores terão de ser gastos em materiais sustentáveis.

As três escolas vencedoras alcançaram o pódio após registarem 5,8 quilos/aluno, 4,32 quilos/aluno e 4,17quilos/aluno, respetivamente.

O concurso envolveu 12 escolas, nomeadamente a Escola Francisco Ornelas da Câmara, com os 1º, 2º e 3º ciclos, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, com o 3º ciclo, a Santa Casa da Misericórdia Praia da Vitória, com São Lázaro e Santa Rita, a Divertiláxia, O Gu e a Tita e as Escolas Primárias da Vila Nova, da Base Aérea nº4, da Fonte do Bastardo e do Porto Martins.

“A comunidade escolar desempenha um papel fundamental na missão de sensibilização para a separação de resíduos e a sua reciclagem, sendo que iniciativas como “A Tua Escola é a Mais Amarela?” permitem transmitir as melhores práticas de reciclagem de uma maneira cativante e lúdica, totalmente adaptada a estas faixas etárias”, refere Ingrid Falcão, responsável de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, empresa parceira no concurso.

O concurso conseguiu recolher cerca de 1 900 quilos de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), o correspondente a 228 525 caixas de leite/sumo pequenas.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt