Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Freguesia do Porto Martins com novo Espaço Lúdico-Infantil, Primeiro na Ilha Terceira com equipamento adaptado para cadeira de rodas
10 maio 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, felicitou, este domingo, a Junta de Freguesia de Porto Martins “pelo exemplo de inovação e inclusão” que dá a todas as entidades públicas competentes ao inaugurar o primeiro espaço lúdico-infantil da ilha Terceira dotado de equipamentos adaptados para cidadãos portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida.

Discursando na sessão de inauguração do Espaço Lúdico-Infantil do Porto Martins, localizado no Caminho do Terra, cerimónia integrada no programa das comemorações do 20º aniversário da elevação do Porto Martins a Freguesia, Tibério Dinis revelou que “este bom exemplo” está a ser seguido pelo Município e que espera, brevemente, disponibilizar um equipamento infantil adaptado no parque junto ao Paul da Cidade.

“Pelo exemplo que deram à Câmara Municipal da Praia da Vitória e, naturalmente, também, ao Governo Regional, de, pela primeira vez, termos um parque infantil inclusivo para crianças portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida, particularmente utilizadores de cadeiras de rodas, devem ser felicitados”, disse o edil dirigindo-se ao executivo da Junta de Freguesia liderado por Maura Branco.

“É um orgulho estar aqui, com a Junta de Freguesia, a inaugurar este exemplo de inovação e inclusão, registando que houve a capacidade de se fazer um investimento, com a particular atenção e capacidade de olhar para todos os cidadãos, criando uma valência que, para já, é única na ilha Terceira”, acrescentou.

O primeiro Espaço Lúdico-Infantil do Concelho da Praia da Vitória adaptado para crianças com necessidades especiais resultou de um projeto da Junta de Freguesia candidatado aos fundos comunitários geridos pela GRATER (Associação de Desenvolvimento das ilhas Terceira e Graciosa), para criação de uma nova valência na Freguesia, em terrenos cedidos pela Autarquia. Este novo espaço de lazer e prática desportiva resulta de um investimento de cerca de 100 mil euros relativo à totalidade da obra, assegurado pela comparticipação comunitária e a parte remanescente, nomeadamente a correspondente ao pagamento do IVA, comparticipada pela Câmara Municipal, e por fundos próprios da Junta de Freguesia.

Para além de se assumir como o primeiro espaço infantil adaptado da ilha Terceira, o novo Espaço Lúdico-Infantil do Porto Martins é também um dos poucos parques infantis de freguesia no contexto local.

20 anos de Freguesia

Aproveitando a celebração dos 20 anos de elevação a Freguesia, Tibério Dinis afirmou ainda que “o Porto Martins tem vindo a trilhar um caminho bastante preponderante no desenvolvimento do Concelho da Praia da Vitória, nomeadamente na forma como tem conseguido gerir a simbiose entre a captação e fixação de novas famílias e o cartaz turístico que toda a sua frente de mar oferece”.

Neste seguimento, o Presidente da Câmara Municipal destacou os investimentos municipais em curso nas zonas balneares e de banhos da Freguesia, nomeadamente nas Piscinas Naturais, no Porto Sr. Guilherme e na Baía das Canas, no âmbito da Estratégia de Valorização das Zonas Balneares do Porto Martins.

Na cerimónia, que contou com várias habitantes da freguesia e representantes do associativismo local, marcaram presença também outros autarcas eleitos no Concelho, a Presidente do Conselho de Administração da GRATER e o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O Porto Martins é a mais recente Freguesia da Ilha Terceira tendo sido criada através da aprovação do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2001/A, de 26 de junho, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, depois de uma separação administrativa e territorial da vizinha localidade do Cabo da Praia.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt