Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
A 01 de junho, Comemorações do Dia Mundial da Criança na Praia da Vitória
28 maio 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória prepara-se para comemorar o Dia Mundial da Criança na próxima terça-feira, dia 01 de junho, com a inauguração da exposição de azulejos pintados pelas crianças do concelho da Praia da Vitória e da exposição alusiva ao Dia dos Irmãos e ao Dia do Brincar, contando ainda com um espetáculo do “Quarteto Fantástico”, e com a disponibilização de insufláveis nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).

A exposição dos azulejos, que surge de uma parceria com as crianças dos CATL’s da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, consiste em levar a poesia até às crianças, e onde também se desenvolvem outras atividades educativas. Esta iniciativa procura também assinalar o Dia Mundial da Poesia (celebrado a 21 de março), atendendo sempre ao tema: “Açores e Astúrias, um mar de poesia”. Todas as atividades serão partilhadas nas redes sociais das “Astúrias, Capital Mundial de la poesia”, da Biblioteca Pública Municipal “Antón de la Brana” de Pravia e dos “Marinheiros da Esperança”.

Para tal, foi proposto às crianças de cada CATL da Praia da Vitória que decorassem um azulejo com poemas ou excertos de poetas açorianos, onde a partir do dia 01 de junho este azulejo será colocado no mural existente no acesso pedonal entre a Rua de Jesus e o Parque de Estacionamento Urbano. Em simultâneo, será realizada uma exposição na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira com réplicas destes mesmos azulejos, estando patente entre 25 de maio e 09 de junho.

Em paralelo, no decorrer do mês de maio, a Cooperativa Praia Cultural, em parceria com a CIT – Clínica de Intervenção Médico-Terapêutica, desenvolveu várias atividades no âmbito das comemorações do Dia do Brincar (28 de maio) e do Dia dos Irmãos (31 de maio) envolvendo as escolas, rede de creches e instituições do Município da Praia da Vitória. Estas atividades tiveram como objetivo a elaboração de brinquedos em família ou em contexto escolar que promovessem a interação com os seus familiares ou amigos, culminado numa exposição a 31 de maio nas escolas. De 1 a 14 de junho esta exposição estará patente no foyer do Auditório do Ramo Grande.

Será também lançado nas redes sociais um incentivo ao movimento: #antesedepois, onde é pedido que se publique a réplica de uma foto antiga com irmãos, primos, ou avós, mas na atualidade, a decorrer de 31 de maio a 04 de junho.

Neste dia 01 de junho, estarão também disponíveis insufláveis nos CATL’s do Cabo da Praia, da Casa do Farol na Serra de Santiago e em conjunto para as crianças de São Brás e Agualva, sendo esta diversão destinada somente às crianças que frequentem estes serviços.

Também associada a esta data, a exposição do estendal de t-shirts, inaugurada a 30 de abril, alusiva ao mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, celebrado em abril, e que esteve montada na Praça Francisco Ornelas da Câmara, passa a estar então instalada na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira até ao dia 09 de junho. Esta mostra trata-se de uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória, em articulação com a Autarquia praiense.

Já a 06 de junho, pelas 15h00, o Auditório do Ramo Grande acolhe o espetáculo musical e literário, do “Quarteto Fantástico”, formado pelos artistas João da Ilha, João Félix, Henrique Bulcão e Ricardo Ávila. A entrada para o espetáculo é gratuita.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, afirma que esta data, “tem uma importância muito especial para as nossas crianças, e deve ser sempre lembrada e celebrada”, referindo ainda que “diferente de anos anteriores, em que eram organizadas várias atividades de caráter lúdico e educativo no centro da cidade, optamos por promover outro tipo de atividades que permitam celebrar esta efeméride em segurança”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt