Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Última semana da Feira de Ambiente, Sustentabilidade das pescas, educação ambiental, geodiversidade, património natural e sensibilização escolar em destaque para os próximos dias
28 maio 2021

No âmbito da IV Feira de Ambiente, que culmina no dia 05 de junho, são quatro as palestras que vão a debate nas vertentes da sustentabilidade das pescas, educação ambiental, geodiversidade e património natural, com o objetivo de incentivar a partilha de experiências sobre as mais diferentes áreas dedicadas ao ambiente.

Em complementaridade, diversas entidades sensibilizam para as boas práticas de sustentabilidade ambiental, envolvendo crianças e jovens de estabelecimentos de ensino locais que visitam a exposição “Agir em prol da natureza”, patente no Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira, no Cabo da Praia.

Segundo Raquel Borges, vereadora com o pelouro de Ambiente, “estamos a caminhar para a última semana da Feira de Ambiente e é com orgulho que observamos o impacto que a vertente ambiental está a ter junto da comunidade, seja pela envolvência ao nível das temáticas apresentadas ou pela adesão dos mais jovens à exposição dedicada à conservação da natureza e dada a conhecer no nosso centro interpretativo”.

“No decorrer dos próximos dias, e até sábado, 05, existem ainda diversos temas muito interessantes a abordar e cujas inscrições ainda estão abertas, bem como, e deixo o desafio, para que conheçam os trabalhos desenvolvidos por diversas entidades a nível da sustentabilidade ambiental”, sublinha a responsável municipal.

Temáticas ambientais a debate

A Câmara Municipal promove online, via Zoom, e integrado neste evento, na segunda-feira, 31 de maio, pelas 11h00, a palestra “A Sustentabilidade das Pescas nas Regiões Ultraperiféricas: o exemplo açoriano”, ministrada por Daniela Costa, do Conselho Consultivo para as Regiões Ultraperiféricas”.

Na terça-feira, 01 de junho, a partir das 11h00, a docente da Universidade dos Açores, Rosalina Gabriel, apresenta a temática “Educação Ambiental”, estando previsto para o dia seguinte, 02, também às 11h00, o tema “Geodiversidade: a componente abiótica da natureza dos Açores”, por João Carlos Nunes, docente da Universidade dos Açores.

O ciclo de palestras termina a 04 de junho, sexta-feira, às 11h00, com o Presidente da Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, Francisco Maduro Dias, sobre “Património Natural versus Património Cultural dos Açores”.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas para cia@cmpv.pt ou pelo contacto 295 540 200 (setor de Ambiente e Zonas Húmidas), indicando o nome,morada, profissão, entidade patronal, endereço de correio eletrónico e contacto telefónico.

Exposição “Agir em prol da natureza”

Com o objetivo de promover e valorizar as boas práticas ambientais a nível local e regional, o Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira do Cabo da Praia acolhe a participação da Divertiláxia, Escola Secundária Vitorino Nemésio, Centro Comunitário da Terra-Chã, Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Escola Básica Integrada dos Biscoitos, Praia Ambiente, E.M, LIFE Beetles, LIFE IP Azores Natura, LIFE Vidalia, LIFE IP Climaz e Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, no âmbito da exposição “Agir em prol da natureza”.

O projeto LIFE CWR, de âmbito municipal e presente nesta mostra, promove a biodiversidade presente nas três zonas húmidas locais: Paul da Praia da Vitória, Paul do Belo Jardim e Paul da Pedreira do Cabo da Praia.

Esta exposição pode ser visitada, nos dias úteis, das 09h00 às 16h00 (horário contínuo). Durante os fins-de-semana e feriados, a mostra estará patente ao público, entre as 14h00 e as 17h00.

Serão cumpridas as normas definidas pelas Autoridades de Saúde em período de pandemia.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt