Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Presidência Aberta” na freguesia da Vila Nova, Município da Praia da Vitória visita obras nas Escaleiras e apresenta solução para saneamento básico
31 maio 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito da “Presidência Aberta” à Freguesia da Vila Nova, vai, na próxima segunda-feira, dia 7 de junho, visitar as obras de valorização da zona balnear das Escaleiras e apresentar o projeto de intervenção ao nível do saneamento básico da Freguesia, tendo em vista a regularização de problemas na rede pública.

As obras de valorização do espaço envolvente das Escaleiras, recorde-se, foram apresentadas em finais do ano passado, estiverem em discussão pública, foram lançadas a concurso e adjudicadas, estando a iniciar-se a sua concretização, num investimento de cerca de 140 mil euros que visa a criação de uma nova zona de lazer e percurso pedonal.

Assim, numa área de terreno contígua ao parque de estacionamento da zona balnear da Vila Nova, está a nascer uma nova zona de lazer com passeio pedonal associado, onde serão edificadas infraestruturas como churrasqueiras e estruturas de apoio (mesas, bancos e abrigos para refeições), equipamentos lúdico-infantis, bancos para contemplação da vista, entre outros, numa 1.ª fase de um projeto mais amplo que se pretende seja alargado até ao Porto de Pescas de São Pedro da Vila Nova, estando, no entanto, a 2.ª fase do mesmo pendente da conclusão de uma obra assumida pelo Governo Regional de consolidação da encosta da infraestrutura piscatória.

A visita a esta empreitada municipal decorrerá pelas 14h00, entre outros agendamentos públicos previstos, como reuniões com instituições, empresas e munícipes vilanovenses. As audiências realizar-se-ão na Casa do Povo local mediante marcação prévia da audiência, através de contacto para o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 4 de junho, através dos contactos 295 540 200/211 ou para o endereço de correio eletrónico gabinete.presidencia@cmpv.pt, indicando-se o nome, contacto e assunto a tratar.

 

Saneamento básico

Entretanto, pelas 18h00, também na Casa do Povo da Vila Nova, Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, apresentará, uma solução para a rede de saneamento básico da Vila Nova.

Recorde-se que os problemas registados ao nível do saneamento básico são uma questão antiga e complexa de resolver, considerando que quando foi efetuado o investimento inicial ao nível do saneamento em todo o Concelho registaram-se erros de conceção que causam problemas na Freguesia.

Na última visita do executivo municipal à Vila Nova, em finais de dezembro do ano transato, Tibério Dinis assumiu o compromisso de “internamente, no âmbito da empresa municipal Praia Ambiente, se encontrar uma nova solução para ultrapassar os problemas que se registam”, sendo que, agora, será apresentado o projeto desenvolvido.

 

Vila Nova

A Freguesia de Vila Nova é uma das mais antigas localidades da ilha Terceira, tendo sido erguida paróquia antes de 1482. O seu nome – Vila Nova – está relacionado com o facto de o Capitão Donatário da Praia, Antão Martins Homem, ter desejado criar, à época, mais uma Vila na sua capitania. Ao longo da sua história, a Freguesia, com perto de 1800 habitantes e cerca de 8 quilómetros quadrados, manteve a sua estrutura rural, sendo a agricultura e a pecuária as principais áreas de atividade económica, destacando-se ainda o setor das pescas. No início do povoamento, a Vila Nova era um dos locais de maior atividade comercial da ilha, por ali existirem muitos tratantes de mercadorias, ferreiros, serralheiros, ferradores, carpinteiros, tecelões e sapateiros.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt