Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Investimentos de 250 mil euros nos Biscoitos Tibério Dinis inaugurou obras no Bar do Abismo e na Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas
04 junho 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, inaugurou, ao final de tarde da passada quarta-feira, investimentos de cerca de 250 mil euros, na Freguesia dos Biscoitos, nomeadamente as obras de requalificação e beneficiação do Bar do Abismo e a nova infraestrutura de apoio à Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas.

Numa cerimónia onde estiverem presentes várias entidades locais, o edil praiense lamentou “os atrasos registados na obra do Bar do Abismo” e destacou “o rigoroso cumprimento de prazos e orçamentos” da obra na Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas, assumindo que o Município continuará a investir na Freguesia dos Biscoitos, pelas “mais valias incalculáveis que tem para oferecer”.

“Hoje é um dia importante, porque terminamos um processo de uma obra que se transformou penosa, pela forma como a empreitada decorreu. Adjudicámos esta obra do Bar do Abismo em abril de 2020, com o valor de 150 mil euros (valor que foi cumprido), mas o prazo de 90 dias para a sua execução não. Já a obra de construção das infraestruturas de apoio à Calheta dos Lagadores/Fonte das Pombas foi adjudicada e contratualizada em maio de 2021, com um prazo de 60 dias e um valor de 100 mil euros, tendo ambas as condições sido rigorosamente cumpridas”, salientou.

Frisando tratar-se de dois investimentos realizados “exclusivamente com fundos próprios” da Autarquia, Tibério Dinis elencou as mais valias que, a partir de agora, estão ao serviço dos concessionários dos espaços e dos utilizadores das zonas balneares dos Biscoitos.

O Bar do Abismo registou uma ampliação para o triplo das zonas de cozinha e área de refeições, tendo sido intervencionadas as instalações sanitárias e balneários de apoio aos banhistas, que passam a ter acessos separados. Já na Calheta dos Lagadores foi inaugurado um edifício de apoio à atual zona de banhos com sanitários, balneários, bar e quarto de arrumos para os equipamentos de apoio. Considerando a proximidade com o início da época balnear e para evitar mais atrasos na disponibilização destas infraestruturas ao público, será a Cooperativa Praia Cultural a assegurar a gestão dos espaços neste primeiro ano de funcionamento.

Melhores condições para o Verão e para o Inverno

Com os investimentos agora inaugurados, nomeadamente no Bar do Abismo, Tibério Dinis frisou que a Freguesia dos Biscoitos “fica dotada de mais um espaço e com melhores condições para a prática da restauração e apoio à prática balnear, mas sobretudo, permitindo que esta infraestrutura tenha condições para laborar durante todo o ano, isto é, estamos em funcionamento também na época de outono/inverno”.

“A mais valia de toda a frente de mar dos Biscoitos é incalculável, porque representa aquilo que nos diferencia. Por isso, já em 2019, em esta zona balnear dos Biscoitos tinha vencido o galardão nacional de Praia Mais Acessível. Apesar de termos ganho este galardão, não ficamos por aí e procuramos melhorar aquilo que já tínhamos para oferecer, com os investimentos que agora inauguramos”, afirmou.

Época Balnear 2021

Aproveitando a ocasião, o Presidente do Município referiu que “está para breve a abertura oficial da época balnear 2021”, sublinhando que, mais uma vez, o Concelho da Praia da Vitória “está acima da média nacional na qualidade e quantidade de zonas balneares galardoadas que tem para oferecer”.

“A Praia da Vitória conta, este ano, com 9 águas balneares classificadas pela Direção Regional dos Assuntos do Mar. Estamos a falar de mais uma do que nos anos anteriores e a novidade é precisamente a Calheta dos Lagadores e Fonte das Pombas. Estamos acima da média, mas queremos sempre mais, pelo que nos cumpre agora, à Junta de Freguesia, à Câmara Municipal e ao Governo Regional, continuar a fazer o trabalho necessário para que a Calheta dos Lagadores/Fonte das Pombas possa ser classificada, formalmente, como zona balnear e candidatá-la à Bandeira Azul da Europa”.

Aliás, insistiu, “a Praia da Vitória tem liderado, em termos regionais, no número de zonas balneares distinguidas pela qualidade e sustentabilidade da Bandeira Azul, pois, somos o Concelho dos Açores com mais galardões da Bandeira Azul e mais galardões de Praia Mais Acessível, para pessoas idosas e com mobilidade reduzida. Tudo isto obriga-nos a investimentos constantes nas infraestruturas, mas, também, nas condições de segurança, processo que continuará a ser desenvolvido em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e com a Capitania do Porto da Praia da Vitória e Polícia Marítima”.

Parque de Campismo dos Biscoitos

Tibério Dinis aproveitou ainda estas inaugurações para anunciar que “está a ser preparada a abertura do parque de campismo dos Biscoitos”, revelando que a concessão da infraestrutura deverá ficar a cargo de instituições da Freguesia.

“Da última vez que realizamos a Presidência Aberta aos Biscoitos identificámos a questão do parque de campismo como situação a resolver, dado que se encontra fechado. Lançamos então o repto ao associativismo local dos Biscoitos no sentido de saber se alguém, localmente, estaria disponível a explorar aquela infraestrutura, uma vez que, no passado, foram lançados muitos concursos, feitas muitas concessões, mas nunca tivemos o sucesso que todos almejamos. Assim, numa iniciativa que junta duas associações locais que já manifestaram à Câmara Municipal da Praia da Vitória a disponibilidade para gerirem o parque de campismo, vão agora ser diligenciadas as condições para que esta infraestrutura possa ter a valorização que esta Freguesia e o Concelho merecem”.

O autarca deixou ainda duas notas finais, para lembram “a importância estratégica” da existência nos Biscoitos das valências de Creche e CATL e da Escola Básica Integrada, “infraestruturas essenciais no âmbito das políticas de proximidade, educação e fixação de população”, disse.

A Creche e CATL (infraestruturas municipais concessionadas a privados) albergam crianças oriundas da Freguesia dos Biscoitos, mas também das vizinhas Freguesias de Quatro Ribeiras, Altares, Raminho e Serreta, pelo que “é fundamental continuar a investir e apoiar”, assim como a Escola Básica e Integrada que, “não sendo competência do Município, sempre temos vindo a apoiar na concretização de investimentos de melhoria e inovação do espaço”, realçou o edil, porque são “fundamentais nesta zona do Concelho e da Ilha”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt