Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Vitorino Nemésio liga Praia da Vitória e Penacova, Protocolo de Geminação assinado abre portas a novos projetos culturais, sociais, desportivos, económicos e turísticos
21 junho 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinou, este domingo à tarde, um Protocolo de Geminação com o Município de Penacova, na sequência das ligações que o poeta e escritor praiense Vitorino Nemésio teve com aquele concelho continental enquanto viveu e estudou em Coimbra.

“Este protocolo é uma porta que se abre, uma antecâmara de desenvolvimento de todos os projetos que possam ser, a partir de agora, postos em cima da mesa, seja reforçando o papel e a obra de Vitorino Nemésio, seja sobre outra qualquer dimensão, social, cultural, desportiva, recreativa, económica, turística ou qualquer outro trabalho que possa ser realizado em conjunto e a bem das populações de Penacova e da Praia da Vitória”, afirmou Tibério Dinis.

O Presidente do Município praiense, no dia das comemorações do 40.º aniversário de elevação da Praia da Vitória a Cidade, recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma comitiva de Penacova, liderada pelo Presidente da Autarquia Humberto Oliveira, e subscreveu com o seu congénere este acordo que torna irmãs estas duas cidades portuguesas. Aliás, salientaram os autarcas, este é o primeiro protocolo de geminação que, quer a Praia da Vitória, quer Penacova, assinaram com outros municípios nacionais.

Na génese deste acordo, segundo revelaram, um Moinho de Vento que Vitorino Nemésio detinha no lugar de Portela de Oliveira e que, em 1980, foi doado, pela filha do poeta e escritor praiense, à Câmara Municipal de Penacova, que o transformou e batizou como Museu do Moinho Vitorino Nemésio.

Os autarcas praiense e penacovense defendem que o nascimento e o trabalho feito por Vitorino Nemésio são tão importantes para a Praia da Vitória, como para Penacova, pelo que justificam a geminação entre os dois territórios, que terá sobretudo uma vertente cultural, mas não só, existindo de ambas as partes a intenção de abrir esta parceria a outras áreas.

“Esta geminação com o Município de Penacova foi a única realizada neste mandato autárquico. É o primeiro protocolo de geminação com um outro município nacional, pois as nossas outras cidades irmãs são todas no estrangeiro. Com a pandemia, o conjunto de geminações da Câmara Municipal da Praia da Vitória foi também profundamente afetado, porque criou-se um distanciamento entre os territórios, pelo que, mal tenhamos a normalidade desejável, queremos reativar este conjunto de geminações e voltar a ter estas ligações sociais e estes intercâmbios ativos, para podermos recuperar este conjunto de parcerias e de sinergias que o município tem e quer reafirmar”, finalizou Tibério Dinis.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt