Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Em prol da sustentabilidade ambiental e saúde pública, Autarquia Praiense adquire máquina de monda térmica para combater a vegetação infestante
29 junho 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória adquiriu um novo mecanismo destinado ao combate de ervas daninhas presentes nos espaços públicos e rurais, com o apoio da Associação de Desenvolvimento Regional GRATER. Baseia-se num sistema não poluidor que utiliza água a altas temperaturas (aproximadamente 120ºC) e que destrói a vegetação, impedindo a sua germinação.

O processo, que consiste na destruição do tecido celular, sistema radicular das plantas e das sementes, garante um impacto ambiental nulo. A obtenção desta máquina vai ao encontro do compromisso assumido pela autarquia praiense de acabar com o uso do herbicida glifosato, contribuindo para a redução de eventuais riscos ambientais e de saúde inerentes à sua utilização pelos colaboradores municipais e utentes dos espaços públicos.

Segundo Raquel Borges, vereadora com competência delegada, “no âmbito da estratégia de preservação ambiental definida por este município, entendemos que existem ações que podem ser evitadas em prol do bem-estar das pessoas e do ambiente. Neste sentido, cumprindo um conjunto de medidas municipais que visam a qualidade de vida da comunidade, e considerando os riscos para a saúde pública classificados pela Organização Mundial de Saúde, determinamos há cerca de um ano atrás o fim do uso do herbicida glifosato nos espaços públicos na cidade, freguesias e vila do Concelho”.

“A aquisição desta máquina veio contribuir para o reforço da sustentabilidade ambiental local, algo que acreditamos profundamente, dada a importância desta vertente junto das novas gerações. A aposta na persecução de medidas que contribuam para a preservação dos espaços verdes, sempre com respeito pela natureza, o que é essencial “, refere a autarca.

“Ao mesmo tempo estamos a enaltecer, através de bons princípios, a responsabilidade ambiental que cada um de nós detém enquanto autarcas na garantia de espaços livres de químicos prejudiciais à saúde”, sublinha a responsável municipal.

Esta medida complementa um conjunto de iniciativas de âmbito ambiental promovidas pela edilidade praiense nos últimos anos, nomeadamente ao nível da sensibilização junto das camadas jovens, bem como da congregação de ações que visam envolver a comunidade naquelas que são as boas práticas ambientais.

A ação está integrada num conjunto de medidas com vista à manutenção da segurança e qualidade de vida da comunidade.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt