Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Tomada de Posse - Câmara Municipal da Praia da Vitória
15 outubro 2021

Caro Presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória – Paulo Messias,

Caro Representante do Governo Regional dos Açores e Secretário Regional da Saúde e Desporto – Dr. Clélio Meneses,

Caro Representante do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores – Dr. Emanuel Areias,

Cara Secretária Regional da Educação – Dra Sofia Ribeiro,

Caro Secretário Regional da Ambiente e das Alterações Climáticas – Dr. Alonso Miguel,

Caro Representante do Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego – Dr. Marco Duarte,

Caros Deputados eleitos à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores,

Caro Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória cessante,

Caros membros da Assembleia Municipal da Praia da Vitória,

Caro Presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo,

Caros Vereadores eleitos,

Caros Presidentes de Junta de Freguesia,

Caros Representantes das Entidades Civis, Militares e Religiosas,

Caros Órgãos de Comunicação Social,

Exmos convidados,

Caros Praienses, aos presentes e aos que nos acompanham pela transmissão da VITEC;

Enquanto líder deste novo executivo agradeço a vossa presença nesta cerimónia, em que toma posse a nova Assembleia Municipal e Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Não posso de deixar de agradecer especialmente, a todos aqueles que lutaram pelos destinos do nosso Concelho nos últimos quatros anos, no exercício das suas funções públicas e cívicas, sendo eles, o Presidente da Assembleia Municipal cessante, Paulo Messias, o Presidente da Câmara Municipal cessante, Dr. Tibério Dinis e todos os Deputados Municipais e Vereadores que enalteceram o nome do Concelho, em prol dos Praienses, independentemente da sua ideologia partidária.

A eles um bem-hajam pelo trabalho realizado e votos de muito sucesso pessoal, profissional e político.

No passado dia 26 de Setembro de 2021 decorreu mais um processo eleitoral autárquico. A deliberação é soberana! Quis os Praienses expressar a conquista de um novo paradigma político para a Praia da Vitória.

Este é o voto de confiança para estarmos aqui, onde iniciamos o arranque de uma mudança para as dez freguesias, Vila e para o concelho como um todo.

O poder local nas freguesias e Vila é sem dúvida uma mais-valia, pela sua capacidade de assegurar os interesses e a ajudar na resolução dos problemas da comunidade, tendo em conta, a sua proximidade com a população. Destacamos para este mandato no poder local, a criação do Gabinete Municipal de Apoio ao Autarca e a revisão dos acordos de delegação de competências, num trabalho de coordenação entre os presidentes de junta e o executivo camarário, para que tenhamos transparência, cooperação e a capacidade de criar uma relação de interajuda imprescindível com todo o concelho.

Conto convosco para reerguer o nosso concelho!

Caras e caros Praienses,

Entre portas, este novo executivo terá entre mãos, a reorganização dos serviços camarários e a restruturação organizacional com a internalização da Cooperativa Praia Cultural, de forma a estruturar novas orgânicas e métodos de trabalho, como também garantir o equilíbrio financeiro da Câmara Municipal.

A proximidade do município para com a população tem de fazer-se sentir através da sua comunicação e desburocratização dos serviços. Para dar resposta a essa necessidade, pretendemos implementar novas ferramentas de trabalho, como a criação da aplicação digital “E-praia”.

O rigor e a transparência da gestão municipal irá assumir-se primeiramente pela auditoria externa às contas da autarquia, de forma a afirmar o presente, mas sobretudo projetar um futuro que não seja ele hipotecado para próximas gerações de praienses.

A visão holística que idealizamos para a Praia da Vitória deve ser projetada para o futuro das novas gerações, onde possamos apostar na criação de condições onde possam crescer, estudar, trabalhar e empreender, habitar e viver na nossa cidade.

Para tal, torna-se fulcral preparar o futuro na sua base, apostando nas nossas crianças e jovens, através da manutenção das redes de creches e ATL’s nas freguesias e Vila, assim como na manutenção regular dos edifícios escolares e espaços circundantes que são da responsabilidade do município.

A projeção de apoios de combate à exclusão social e a prevenção dos comportamentos de risco devem ser promovidos, no sentido de integrar estes munícipes na vida económica, social e cultural do concelho.

Urge, a necessidade da maior valorização do Gabinete de Ação Social Municipal, despertando múltiplas valências e funcionalidades.

Comprometemo-nos a apoiar e a dar continuidade ao processo de legalização e venda dos lotes do Bairro de Santa Rita, Bairro das Pedreiras e outras situações habitacionais semelhantes ilegais no concelho.

Caras e caros Praienses,

Para este executivo que hoje toma posse, a Praia da Vitória não se delimita no nosso areal. A nossa baía será a porta de entrada que trará maior atratividade à marina, maior dinamismo à prática de desportos náuticos, a construção de um Centro de Estágio Desportivo e um Cais de Cruzeiros há muito aguardado, ao qual revindicaremos sempre que necessário, em defesa da Praia da Vitória, junto do Governo Regional dos Açores, e que, certamente estará disposto a elevar o nome deste concelho, tanto quanto este novo executivo camarário.

Além da aposta desportiva e consequentemente a promoção de estilos de vida saudáveis, urge a aposta na segurança municipal, reforçando a parceria com a prestigiada Associação Humanitária de Bombeiros da Praia da Vitória, assim como, garantir a continuidade do Serviço Municipal de Proteção Civil, aproximando o seu gabinete à população, no que diz respeito à formação e sensibilização no concelho para as situações de risco.

No ambiente, a sensibilização e sustentabilidade ambiental serão uma prioridade, assim como uma limpeza cuidada das nossas ribeiras e zonas urbanas serão as bandeiras ambientais para os próximos 4 anos.

A requalificação da zona verde e extensão da zona do Paul é imprescindível, pois torna-se numa área dedicada a todas as gerações, criando um Parque Intergeracional dinâmico e atrativo a toda a população.

Com o passar dos anos, o projeto Terceira Tech Island tinha como objetivo inicial mitigar os efeitos sociais e económicos do downsizing da Base das Lajes, na economia local da Ilha Terceira.

Este projeto tornou-se estruturante e com uma abrangência que não se cingia apenas ao que estava inicialmente consomado. Trata-se de um projeto com provas dadas, não só pelo seu caráter inovador, mas também pela dinâmica empresarial com grande relevo e impacto na economia do no nosso Concelho, Ilha Terceira e Região.

Uma das bases da nossa candidatura assenta no desenvolvimento empresarial e tecnológico da Praia da Vitória. Está no centro das nossas prioridades, não só a captação de investimento para o Concelho, bem como ser um agente de proximidade e conhecedor do tecido empresarial local.

Pretendemos reivindicar junto do Governo Regional, a intenção de continuar a potencializar este projeto, com o apoio do Governo Regional, no sentido de garantir a captação e instalação de novas empresas ao Concelho.

A atração de investimento deve ser valorizada também em articulação com a diáspora e comunidade emigrante, de modo a consolidar uma cooperação entre todos, com a capacidade de promover oportunidades de investimento para a Praia da Vitória.

No turismo e na cultura, o Município tem de valorizar todos os seus agentes culturais e os que o promovem, de forma a recuperar a atratividade do turismo ao Concelho, como a criação do Museu da Cidade, onde seja possível conhecer a sua essência histórica e estratégica.

O crescimento concelhio não pode acomodar-se apenas com o investimento externo, mas também projetar uma revitalização interna para a cidade, com uma revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), com a abertura de novos arruamentos e uma revisão dos espaços de estacionamento, assim como dar continuidade aos projetos já delineados pelo anterior executivo, como é o caso do Bar da Reviera, Bar da Prainha ou Ciclovia.

Esta mudança de paradigma político na Praia da Vitória traduz-se na vontade de uma hegemonia de igualdade entre todos os munícipes e entidades. Para isso é necessário dar resposta e cooperar com as entidades socioculturais e desportivas do Concelho.

Estas bases que acabei de referir são as mesmas que alicerçaram o nosso projeto político nos últimos meses, na auscultação a quando das nossas ações de campanha eleitoral pelo Concelho, ao promover o que defendemos, única e exclusivamente, Por Amor à Praia.

A partir de hoje reconhecemos mais uma vez, perante vós Praienses, que este é um compromisso de uma equipa ciente das dificuldades, mas também da superação e envolvimento de todos por esta causa.

Ao encabeçar o projeto eleitoral e agora esta notável equipa do executivo que lidero, passo a descrever os pelouros pela Presidência e respetiva vereação.

A Presidência terá a seu cargo e responsabilidade os seguintes pelouros:

• Relações Externas

• Economia e Finanças

• Investimento e Dinamização Empresarial

O Vice-Presidente Ricky Joe Baptista terá a seu cargo e responsabilidade os seguintes pelouros:

• Proteção Civil

• Ambiente e Serviços Urbanos

• Juventude e Desporto

• Informação e Comunicação

 

A Vereadora Paula Cristina Borges de Sousa terá a seu cargo e responsabilidade os seguintes pelouros:

• Educação e Cultura

• Turismo

• Cooperação e Poder Local

A Vereadora Otília Maria de Sousa Martins terá a seu cargo e responsabilidade os seguintes pelouros:

• Plano Urbanístico e Regeneração Urbana

• Obras, Urbanismo e Património Municipal

• Ação Social e Habitação

• Desenvolvimento e Coesão Rural

 

Já reconhecia Vitorino Nemésio: “(…) o apego à terra, este amor elementar que não conhece razões, mas impulsos; e logo o sentimento de uma herança étnica que se relaciona intimamente com a grandeza do mar.”

Na grandeza e no infinito mar que abraça a Praia é onde nos envolvemos num mar de firmeza, convicção e responsabilidade nos destinos da nossa cidade.

A nossa consciência será sempre a consciência, de um povo que “grita” criticamente pela lealdade e pelas novas oportunidades.

Estou convicta que enquanto primeira mulher a liderar o Município da Praia da Vitória, esta defesa será sempre delineada com a ousadia, credibilidade e pro-atividade que me trouxe até aqui, para que juntos possamos construir o futuro do nosso concelho.

Queremos uma Praia melhor!

Queremos um Concelho unido!

Queremos uma Praia com futuro!

Aqui estaremos para servir o concelho com proximidade!

Viva à Praia da Vitória!

 Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt