Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
No âmbito do Festival “Outono Vivo 2021”, Festival Internacional de Contistas de regresso à Praia da Vitória
10 novembro 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória volta a promover, este ano no âmbito do Festival Literário e Cultural “Outono Vivo 2021”, o Festival Internacional de Contistas – “Conto Contigo na Praia”, visando “a importância que a tradição oral e a narrativa possuem no nosso quotidiano”.

Esta quarta-feira, dia 10 de novembro, pelas 10h30 e 14h00, o Auditório do Ramo Grande receberá alunos das Escolas do 1.º Ciclo do Concelho para lhes serem contadas histórias, sendo que, pelas 16h00, será a vez dos utentes dos Centros de Dia da Praia da Vitória.

À noite, pelas 21h30, no Claustro da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, epicentro do “Outono Vivo 2021”, Valer Peres e Ricardo Ávila recebem Tamara Bezerra para contar histórias a todos os que as queiram ouvir.

O Festival Internacional de Contistas – “Conto Contigo na Praia” iniciou-se em 2015, promovido pelo Município, no intuito de demonstrar à população “a importância que a tradição oral e a narrativa possuem no nosso quotidiano”, lembra a Vereadora Paula Sousa, com o pelouro da Cultura no elenco camarário.

“Com esta iniciativa, na qual são narradas histórias que passaram de geração em geração, pretende-se efetivar a real importância da tradição oral e da narrativa, fundamental para se dar a conhecer aos mais jovens esta tradição, que faz parte da identidade cultural das nossas gentes e que está cada vez mais arredada do nosso dia-a-dia por força das novas tecnologias de informação e comunicação e dos novos hábitos sociais”, afirmou a responsável.

Em 2016, segundo ano da sua edição, o Festival Internacional de Contistas da Praia da Vitória passou a integrar a Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral, através da assinatura de um protocolo entre os responsáveis dos festivais atlânticos, nomeadamente o “Conto Contigo na Praia” (Açores); “Terra Incógnita” (Lisboa); “Atlántica” (Santiago de Compostela); “Era uma vez no Atlântico” (Madeira); e “Centro do Imaginário Arturiano” (Bretanha).

Com a assinatura deste protocolo e a integração do Festival realizado na Praia da Vitória na Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral, o “Conto Contigo na Praia” passou a figurar no panorama internacional dos festivais de contos, contribuindo para levar o nome do Concelho e da Ilha além-fronteiras.

Desde o início da sua realização (apenas interrompida por força da situação pandémica provocada pela Covid-19), o Festival Internacional de Contistas contou com as participações de nomes locais, regionais, nacionais e internacionais, nomeadamente: Ricardo Martins; Valter Peres; Ricardo Ávila; António Fontinha; Cláudia Fonseca; Soledad Felloza; Vítor Fernandes; Ana Sofia Paiva; Sofia Maul; Paulo Freitas; Flávia Medeiros; Nisa Cabral; Celso Sanmartín; Rodolfo Castro; José Craveiro; Ângelo Torres; Ana Janeiro e Hélder Xavier.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt