Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
No concelho da Praia da Vitória, Projeto A.T.I.T.U.D.E promove inclusão social de jovens, adultos e seniores através da dança e do teatro
07 março 2022

O teatro e a dança marcaram presença no Centro de Apoio à Deficiência (CAD), no âmbito do projeto A.T.I.T.U.D.E – Art for change, que arrancou na quinta-feira,03, criado com o intuito de envolver os jovens adultos e seniores com necessidades especiais através de práticas artísticas no concelho da Praia da Vitória.

A iniciativa, que conta com o apoio do Município da Praia da Vitória, resulta do trabalho desenvolvido por Daniela Silveira, gestora e fundadora da GetArt – Associação Regional para a Promoção e Gestão Cultural, entidade promotora do projeto. Integram o mesmo Vanessa Canto, coordenadora artística e formadora das aulas de dança; e Valter Peres, formador das aulas de teatro. O projeto tem como objetivo principal abordar a arte como veículo de inclusão social na ilha Terceira.

Segundo Paula Sousa, vereadora com o pelouro da Cultura, “este projeto surge da vontade de esta equipa trabalhar na partilha de experiências relacionadas com as artes artísticas, nomeadamente através do teatro e da dança, junto de cidadãos que pelas suas condições pessoais não dispõe das mesmas oportunidades do cidadão comum. Algo que nos desperta, enquanto comunidade, para a importância de promovermos a igualdade de oportunidades nos diferentes contextos da nossa vida”

“As vantagens do A.T.I.T.U.D.E para o nosso concelho são imensas, dado que poder participar, ajudar e acompanhar toda esta dinâmica de forma tão próxima com a instituição do CAD e seus utentes é algo que muito nos orgulha. Esta é uma instituição de enorme valor social e humano, que a par com outras entidades marcará presença no palco do Auditório do Ramo Grande para um espetáculo demonstrativo do trabalho desenvolvido, onde os protagonistas da festa são atores e atrizes de grande valor”, referiu a edil praiense.

“Indo ao encontro da inclusão social, acompanhamos, enquanto município, o projeto municipal Jovens em ação, desenvolvido pelo departamento de Educação e Reabilitação, e que envolve cerca de uma dezena de crianças com necessidades especiais entre os treze e os 16 anos. Estes jovens, assim como os utentes do CAD, integrarão as iniciativas do A.T.I.T.U.D.E”, adiantou.

As aulas que integram esta iniciativa são regulares, estando previstos também workshops com convidados de diferentes áreas, bem como a visita a outras organizações do concelho permitindo a integração com diferentes públicos.

O resultado final do trabalho, desenvolvido num período de três a quatro meses, envolve a apresentação de um espetáculo junto da comunidade local e a criação de um filme documental decorrente do acompanhamento do projeto.

Os participantes serão grupos de jovens adultos e seniores portadores de incapacidades de foro psicológico e/ou físico que se encontram em situações de exclusão social e de acesso limitado aos meios artísticos envolventes.

São parceiros neste projeto o CAD, o Espaço R e o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt