Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Adesão à Rede LoRaWAN, Protocolo assinado prevê reforço da monitorização do abastecimento de água no Concelho
21 março 2022

A empresa municipal Praia Ambiente vai integrar a Rede LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) para reforçar a monotorização do sistema de abastecimento de água no concelho da Praia da Vitória e com o objetivo de reduzir as perdas e evitar o desperdício deste recurso.

A assinatura do protocolo de adesão à Rede LoRaWAN, que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Praia Ambiente, Ricky Baptista, e do Administrador desta entidade, Tiago Borges, decorreu na manhã de ontem, 17, nas instalações do TERINOV.

A (LoRaWAN) é uma tecnologia de radio frequência que permite comunicação a longas distâncias com um consumo mínimo de energia.

Segundo Ricky Baptista, “a adesão a esta rede é um passo importante para a Praia Ambiente, dado que vem reforçar a obtenção de dados precisos sobre o abastecimento de água no Concelho, garantindo assim um maior controlo sobre as perdas deste recurso. Naturalmente, esta é uma medida muito importante no que diz respeito à redução do desperdício deste recurso tão importante para nós enquanto comunidade”.

“Esta tecnologia apresentada no TERINOV, e que entendemos ser uma mais valia, permite-nos uma gestão mais fidedigna dos nossos recursos a um custo menor, contribuindo assim para que a nossa rede de abastecimento de água vá ao encontro das necessidades atuais da comunidade”, referiu o responsável municipal.

“Continuaremos a trabalhar naquelas que entendemos serem as melhores medidas para a Praia da Vitória, independentemente da área de abrangência, tendo como principal objetivo um Concelho que se pretende coeso”, afirmou o autarca.

Na ocasião, e após a assinatura deste protocolo, diversas entidades e empresas dos Açores, mediante a realidade individual de cada uma, apresentaram a vertente prática da implementação desta tecnologia, nomeadamente a Eyecon Group, a Solvit e a UNINOVA.

Decorreu ainda uma mesa redonda alusiva ao potencial do IoT nos Açores com a participação do diretor executivo do TERINOV, assim como de representantes das seguintes entidades: Nonagon, Direção Regional dos Assuntos do Mar, Administração da Praia Ambiente, SATA, Portos dos Açores, Serviço Regional de Estatística dos Açores, Direção Regional do Desenvolvimento Rural e Administração do Aerogare das Lajes.

Esta sessão está integrada na iniciativa “Atlantic Innovation Week”, promovida pelo TERINOV.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt