Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
De 29 de julho a 07 de agosto, Festas da Praia regressam à Cidade sob o tema “Do Mundo Antigo, às 7 Maravilhas”
04 abril 2022

As Festas da Praia da Vitória 2022 decorrem de 29 de julho a 07 de agosto, subordinadas ao tema “Do Mundo Antigo, às 7 Maravilhas”.

Na apresentação das festividades, que decorreu na tarde de segunda-feira, dia 04, na Academia de Juventude, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, destacou tratar-se de um momento especial, “porque, depois de dois anos, todos têm muitas expetativas para regressarmos aos nossos momentos habituais. E as Festas da Praia são um saboroso hábito no início de agosto”.

“Esta edição das Festas da Praia 2022 assume-se como particularmente importante, considerando a paragem por dois anos a que todos estivemos sujeitos, o que vem elevar um conjunto de expetativas sobre as mesmas. Estamos muito felizes, enquanto executivo municipal, por podermos realizar estas festividades que são, sem dúvida, um desafio”, adiantou a autarca praiense.

“A sustentabilidade financeira assume, naturalmente, um papel preponderante na execução orçamental das Festas da Praia 2022. Avaliadas num total de 462 mil euros, cerca de 237 mil euros são comparticipados pela autarquia, mantendo a dinamismo que marca e sempre marcou estas festividades”, acrescentou a responsável municipal.

Na ocasião, Vânia Ferreira referiu que o modelo das Festas da Praia será semelhante ao dos anos anteriores, envolvendo “os tradicionais desfiles (abertura e infantil), a tourada de praça e o recinto para espetáculos musicais, além das Feiras de Gastronomia e de Artesanato que, certamente, abrilhantarão a Cidade nestes dias”.

“Houve a necessidade de manter um conjunto compromissos definidos em 2019 e relacionados com as Festas da Praia para este ano. Neste sentido, a estrutura prevista envolve os espaços que já conhecemos e vigentes em anos anteriores, mas com uma nova imagem, dando espaço a toda uma outra dinâmica na Cidade”, referiu.

Para Paula Sousa, vereadora da Cultura na Autarquia e presidente da Cooperativa Praia Cultural, “a identidade cultural praiense assume o seu ex-líbris nestas festividades, altura em que celebramos o Concelho e as suas particularidades. O sucesso das mesmas está intrinsecamente associado à união de esforços e à experiência de todos os envolvidos, tendo por base a inovação e o dinamismo artístico que entendemos será uma mais-valia e uma marca desta edição”.

Segundo Vasco Lima, coordenador artístico das Festas, pretende-se “que a Cidade se encha de cor e alegria nestes dias, retomando a alegria e os bons momentos vividos na Praia da Vitória. A aposta passa por renovar e reforçar a imagem da Cidade, enaltecendo os seus pontos fortes e criando assim uma dinâmica diferente junto de quem marca presença na Praia da Vitória durante a época festiva”.

Estrutura e modelo das Festas da Praia 2022

Ao longo de dez dias, as artes, a música e a dança serão presença assídua naqueles que são os tradicionais desfiles que integram estas festividades. Neste sentido, mantém-se o desfile de abertura, o desfile infantil e o desfile etnográfico, que, este ano, envolverá uma maior representatividade das freguesias, no sentido de enaltecer o Concelho.

Além dos desfiles, o modelo organizativo das Festas da Praia 2022 prevê ainda a aposta na Feira de Artesanato e na Feira de Gastronomia, que mantêm a estrutura habitual.

Neste período, os concertos musicais marcam presença no espaço musical junto ao Paul, estando ainda prevista a tradicional tourada de praça, na Monumental da Ilha Terceira.

Mantém-se o formato de concessão a privados ou entidades externas de espaços e/ou eventos das festas (como o recinto de espetáculos ou a vertente taurina e tauromáquica).

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt