Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Apresentação de contas na Assembleia Municipal da Praia da Vitória, Dívida total do Grupo Municipal ultrapassa os 35 milhões de euros
29 abril 2022

A dívida financeira total do grupo municipal da Praia da Vitória ascendeu aos 35.213.169,07 euros, valores apurados no final de 2021 e que englobam os últimos anos de gestão autárquica. Deste valor global, - 4.895.666,85 euros transitaram para 2022, números que o atual executivo camarário contemplou para o orçamento deste ano. 

No ano de 2021 transitaram do ano anterior 3.559.104,07 euros, resultantes de transferências para a Praia Ambiente, E.M; Cooperativa Praia Cultural (CPC); e instituições sem fins lucrativos.

Os valores globais da dívida e do investimento da autarquia praiense foram apresentados em Assembleia Municipal, esta sexta-feira, dia 29, na Casa do Povo da freguesia da Agualva.  

Segundo Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, “a situação financeira da autarquia não se encontra estabilizada ou equilibrada, como é de conhecimento público. Esta foi uma herança pesada e dura com a qual tivemos rapidamente de lidar no sentido de poder corresponder aos desafios impostos. Apesar disso, há que seguir em frente e o investimento também é necessário”.

Perante estes números, e considerando o Orçamento Municipal, prevê-se, no entanto, e ao nível do investimento, um aumento de 80% de financiamento no âmbito da candidatura “Nemésio, o pai da açorianidade”, apresentada ao PRORURAL + e da GRATER, que se traduz num aumento de 32.863,43 euros. Esta assenta na dinamização da Casa Vitorino Nemésio, no sentido de potenciar a vertente cultural e turística no centro da Cidade, enaltecendo as potencialidades deste local representativo de um dos maiores escritores açorianos, Vitorino Nemésio.  

“Alavancar as potencialidades locais constitui uma das nossas prioridades, sendo a vertente turística uma das nossas maiores apostas. Neste sentido, e tendo por base os fundos de apoio, formalizamos uma candidatura que prevê um conjunto de melhorias na Casa Vitorino Nemésio, um dos ex-líbris da cidade pelo seu valor histórico e cultural. Dinamizar este espaço com atividades, envolvendo a comunidade é o nosso objetivo central, além da promoção de uma das figuras praienses mais notáveis, o escritor Vitorino Nemésio”, refere a responsável municipal.

Outra das bandeiras deste executivo municipal assenta na execução dos acordos com as juntas de freguesia, que visam o aumento de verbas na ordem dos 95 %, atingindo um total de 145.695,61 euros, valor aprovado na Assembleia Municipal de Dezembro de 2021. Em 2023, o aumento será na ordem dos 162.835,14 euros, integrando assim o orçamento municipal para o próximo ano. 

“A envolvência das nossas juntas de freguesias, bem como de todo o associativismo local, é fundamental para garantir a coesão do Concelho. Neste sentido, optamos por assumir a importância destes fundos no âmbito daqueles que são os desafios diários enfrentados por estas entidades. Trabalhar a proximidade com o poder local contribuirá significativamente para o desenvolvimento local, algo que é e sempre será benéfico para todos nós”, salienta a edil praiense.

A avaliação e determinação dos valores monetários teve por base um trabalho exaustivo realizado com as juntas de freguesia, e que não era realizado desde 2013, no sentido de conhecer de forma profunda as diferentes realidades locais, envolvendo a manutenção e limpeza de vias, zonas balneares e de espaços verdes, de entre outras necessidades.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt