Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Redução de nadadores salvadores, Época balnear arranca na Praia da Vitória com quatro bandeiras azuis hasteadas
15 junho 2022

Praia Grande, Prainha, Biscoitos e Porto Martins são as quatro zonas balneares do concelho da Praia da Vitória que ostentam a bandeira azul este ano. As restantes, nomeadamente Escaleiras, Riviera e Quatro Ribeiras, e apesar de garantidas as condições de funcionamento destes espaços por parte do Município, não dispõem de nadadores salvadores, um dos critérios essenciais para a obtenção deste galardão.

A abertura da época balnear foi assinalada esta quarta-feira, dia 15, com a cerimónia simbólica do hastear de bandeira azul, na zona balnear do Porto Martins.

Segundo Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, “estão reunidas as condições para abertura da época balnear 2022. Foram realizados todos os esforços municipais no que concerne à manutenção e requalificação das nossas zonas balneares. Infelizmente, deparamo-nos com a falta de nadadores salvadores, elementos essenciais na garantia da segurança das pessoas. Um problema de âmbito regional e nacional que é transversal a muitos municípios. Neste sentido, são três os espaços não vigiados e que lamentamos profundamente”.

“Esperamos nos próximos meses conseguir a presença destes elementos tão necessários nestes locais, estamos atentos e a estabelecer contactos, naturalmente, com o extraordinário apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), no sentido de tentarmos colmatar esta situação”, adianta a responsável municipal.

Na ocasião, a edil praiense define o hasteamento da bandeira azul como “um ato simbólico, mas representativo do esforço coletivo do Município e das entidades reguladoras da qualidade das nossas águas balneares, no sentido de garantir a excelência destas zonas que integram o concelho da Praia da Vitória”.

“Somos um dos concelhos dos Açores mais ricos nesta vertente, dado que dispomos de um conjunto diversificado de locais de veraneio, o que vem reforçar a dinâmica turística existente na Praia da Vitória. Neste sentido, assumimos a importância das nossas zonas balneares no reforço do desenvolvimento local, considerando o bem-estar e a qualidade de vida da população, assim como de quem escolhe a Praia da Vitória e a ilha Terceira para frequentar e conhecer”, sublinha a autarca.

“Atingir a qualidade e a excelência, garantir as melhores condições no que concerne aos acessos e equipamentos nas nossas zonas balneares constitui uma das nossas bandeiras. Pretendemos que este seja um verão memorável”, acrescenta.

A responsável municipal deixou ainda um agradecimento especial aos nadadores salvadores presentes, considerando “o papel fundamental que estes desempenham na segurança dos banhistas. São funções exigentes, cujo empenho e dedicação farão certamente a diferença”. O agradecimento envolveu ainda a AHBVPV, pela “prontidão com que apoiam o município perante os desafios atuais”, e os funcionários municipais, sob a alçada da vereadora Otília Martins, vereadora com o pelouro das infraestruturas municipais, “pela qualidade do trabalho desenvolvido nas zonas balneares do Concelho”.

Das quatro zonas balneares com a bandeira azul da Europa, três delas são Praias Acessíveis, designadamente a Praia Grande, os Biscoitos e o Porto Martins. Para receber a distinção de “Praia Acessível”, as zonas balneares devem possuir rampas de acesso à praia, ter estacionamento ordenado e reservado, ser de fácil acesso pedonal e possuir cadeiras anfíbias, que contribuem para o melhoramento das condições de mobilidade na água e em toda a área circundante.

A época balnear, que hoje se inicia, dia 15 de junho, termina a 30 de setembro.

 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt