Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Proposta aprovada em Reunião de Câmara, Orçamento para 2023 da Câmara da Praia da Vitória ascende a 18,5 milhões de euros
30 novembro 2022
A Câmara Municipal da Praia da Vitória aprovou a proposta de Orçamento para 2023 apresentada pelo executivo municipal, que ascende a 18,5 milhões de euros. O documento foi aprovado em Reunião de Câmara, sendo apresentado e votado na Assembleia Municipal agendada para 27 de dezembro.

Além deste documento, foi aprovado o tarifário para água e resíduos da Praia Ambiente (a discutir na mesma reunião da Assembleia Municipal), o qual mantém a tarifa social, a tarifa especial para famílias numerosas e a redução na tarifa de resíduos HORECA (destinada às empresas da hotelaria, restauração, comércio e serviços).

Segundo a autarca, o tarifário social na Praia Ambiente decorre na manutenção do protocolo com a Câmara, no montante de 115 mil euros.
“Trata-se de um conjunto de benefícios que, dada a atual conjuntura social e económica, e apesar da situação financeira municipal, conseguimos manter, num contributo real para o desafogo financeiro das famílias e empresas”, sublinha a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Vânia Ferreira, no que concerne ao tarifário da Praia Ambiente, explica ainda que parte das alterações decorrem de imposições europeias para o aumento das taxas de reciclagem.

“Há uma taxa fixa e uma taxa variável. Quem aderir ao sistema SAYT (poupas conforme reciclas), terá um menor valor na taxa variável. Ou seja, é uma forma de incentivar à reciclagem, o que tem ganhos financeiros para que faz a separação e ganhos ambientais para o Concelho. Este projeto será piloto em 2023”, adianta a edil.

Quanto ao orçamento global, e segundo Vânia Ferreira, o montante global desce em relação a 2022 (que ascendeu a 24,33 milhões de euros), tendo em conta o fim de alguns compromissos de maior valor, caso do pagamento dos terrenos em Santa Rita, ou diversas empreitadas, caso do prolongamento da marginal até à praia da Riviera.
 
“Nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023 já não se incluem esses projetos de maior dimensão. Esses investimentos transitaram de 2021 para 2022 e, por isso, refletiram-se nos números do anterior orçamento. Este que agora aprovamos em reunião de Câmara e que será apresentado e votado na Assembleia Municipal de dezembro, é um orçamento rigoroso, que espelha a realidade financeira da Autarquia, procurando salvaguardar da melhor forma o impacto na vida dos munícipes, mas honrando os compromissos do Município para com os seus fornecedores e banca”, adianta a autarca praiense.

Vânia Ferreira adianta ainda que o documento reflete os processos necessários à reestruturação financeira anunciada
“Mas, dada a situação atual, procuraremos fazer o máximo possível com os meios que dispomos”, assegura.
 
Praia da Vitória, 30 de novembro de 2022.
Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.
Câmara Municipal
26 dezembro 2022
Presidente da Câmara da Praia recebeu CCAH e empresários locais Aumento de impostos municipais é vital para negociação da reestruturação financeira da Autarquia
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, considera que o fim da isenção de derrama e a implementação da taxa máxima de IMI no Concelho são medidas estruturais para que a Autarquia venha a conseguir uma melhor negociação com o Fundo de Apoio Municipal (FAM), aquando da reestruturação necessária ao equilíbrio financeiro municipal.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt