Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Turismo
Valorização do património histórico e turístico do Concelho, Câmara Municipal da Praia requalifica forno da telha na Boavista
19 janeiro 2023
A Câmara Municipal da Praia da Vitória procedeu à requalificação do Forno da Telha, localizado na Boavista, à entrada do centro urbano.

Segundo a vereadora da Autarquia com o pelouro das infraestruturas municipais, a intervenção insere-se na planificação de valorização do património local.
 
“Os trabalhos de limpeza, reparação e pintura da infraestrutura, vedações e espaços circundantes realizaram-se na última semana. Esta estrutura encontra-se à entrada da cidade, sendo um testemunho dos tempos em que os nossos antepassados tinham de trabalhar as matérias-primas para terem os recursos para o edificado local. É um ativo patrimonial e turístico de interesse, que estamos a preservar”, sublinha Otília Martins.
 
Segundo o Inventário do Património Imóvel da Praia da Vitória, realizado pelo Instituto Açoriano de Cultura (IAC), o Forno da telha agora requalificado integra-se num conjunto de três fornos (dois para telha, com cobertura abobadada e chaminés cónicas, e um para cal, sem cobertura), localizados na zona da Boavista.
 
Quanto à sua datação, existem divergências: alguns autores afirmam que a construção datará do final do século XVI ou início do século XVII; outros, que já terá sido construído no início do século XX.
 
Os fornos de telha foram muito utilizados durante a reconstrução da Praia e das localidades do Ramo Grande, na sequência da Segunda Caída da Praia (Terramoto de 15 de junho de 1841). Na altura, foi decretado o fim das coberturas com palha.
 
A requalificação do forno da telha na Boavista insere-se no plano de atividades municipal que visa a requalificação e manutenção das infraestruturas no Concelho, no caso as de usufruto turístico e de valor histórico.
 
Praia da Vitória, 18 de janeiro de 2023.
Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt