Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Assembleia Municipal
Apresentação de contas e revisão orçamental debatidos na AMPV, Câmara da Praia reduziu em 3,6 milhões de euros custos operacionais em 2022 rumo à estabilidade financeira
28 abril 2023
A Câmara Municipal da Praia da Vitória gastou menos 3,6 milhões de euros em custos correntes em 2022, comparativamente a 2021. O anúncio foi feito pela presidente da Autarquia na apresentação das contas municipais na Assembleia Municipal, que decorreu na quinta-feira, dia 27, nas Fontinhas.
 
Segundo Vânia Ferreira, a redução conseguida na aquisição de bens, fornecimentos e serviços externos resulta de uma gestão criteriosa e permite que a edilidade cumpra os seus compromissos.
 
“A nossa gestão financeira tem sido criteriosa, extremamente cuidadosa e atenta, não invalidando as necessidades da nossa atividade e o cumprimento das nossas funções enquanto autarquia. Encetamos esforços e focamo-nos na contenção de custos para garantir os compromissos a que nos propusemos e que são importantes na manutenção da nossa atividade, também em consonância com os fornecedores”, explica a autarca.
 
“A aquisição de bens e serviços tem sofrido a maior redução, sendo uma união de esforços de todo o Grupo Municipal, numa tentativa exigente de reduzir o passivo desta autarquia e encontrar o melhor equilíbrio entre aquelas que são as necessidades e os custos associados”, enfatiza Vânia Ferreira.
 
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória explicou aos deputados municipais que, neste período, foram ainda amortizados passivos bancários, cumpridos os contratos com a banca e renegociados vários contratos municipais, de acordo com a realidade orçamental e permitindo a manutenção da atividade autárquica.
 
Os esforços encetados pelo Grupo Municipal traduzem-se, atualmente, numa redução global da despesa de 35,2 milhões de euros para 34,5 milhões de euros.
 
“Existe um caminho a construir em prol da estabilidade e equilíbrio financeiro do Município, não é uma tarefa fácil, no entanto este já foi iniciado, e o caminho faz-se caminhando, com passos seguros e sempre considerando a coesão social do Concelho”, salienta a edil praiense.
 
2ª revisão orçamental evidencia redução de 1,3 milhões de euros
 
Na Assembleia Municipal realizada ontem foi votada a segunda revisão ao Orçamento Municipal, traduzindo-se na redução de 1,3 milhões de euros resultante da revisão da receita e da despesa previstas.
 
Com esta operação, o Orçamento Municipal para 2023 cifra-se em 17,2 milhões de euros. Em dezembro, o valor aprovado ascendia a 18,5 milhões de euros.
 
A alteração resulta da revisão da receita e da despesa:  245 mil euros são saldo da gerência anterior e 1.393.000€ decorrem dos 85% de financiamento do Açores 2020, relativamente à empreitada do Parque Empresarial das Lajes, cuja suspensão foi aprovada.
 
A revisão orçamental contempla ainda o reforço orçamental de 101 mil euros para a Praia Ambiente fazer face ao saldo negativo verificado em 2022 e o contrato programa no valor de 300 mil euros com a Cooperativa Praia Cultural para os custos decorrentes das rescisões por mútuo acordo assinadas no âmbito da reestruturação dos recursos humanos da entidade.
 
“Esta operação é mais uma prova do rigor e cuidado que colocamos nestas matérias, que são estratégicas para esta Autarquia”, sublinha a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Notícias Relacionadas

Assembleia Municipal
28 dezembro 2022
Assembleia Municipal vota contra propostas da Autarquia para equilibrar contas, Câmara da Praia prepara Orçamento Retificativo para acomodar chumbo ao aumento do IMI e da Derrama
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, confirma a necessidade de retificação do Orçamento Municipal para 2023, devido à não aprovação pela Assembleia Municipal do aumento da taxa de IMI e do fim das isenções da derrama aos lucros das empresas no Concelho.
Assembleia Municipal
27 fevereiro 2023
Revisão aprovada em reunião da Assembleia Municipal Redução de verbas para a CPC e receita extraordinária do IMT equilibram Orçamento Municipal da Praia da Vitória
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou, esta segunda-feira, dia 27, a primeira revisão do Orçamento Municipal de 2023, repondo o equilíbrio orçamental após a não aprovação do aumento do IMI e do fim da isenção da taxa de derrama, ocorrida na última reunião deste órgão municipal.
Assembleia Municipal
30 junho 2023
Reestruturação da Autarquia avança mais uma etapa AMPV aprova internalização na CMPV do passivo e ativos da Praia em Movimento e da SDCPV
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória, aprovou, esta sexta-feira, dia 30, a internalização parcial da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Câmara Municipal, concretizando-se mais uma etapa do processo de reorganização e resolução da financeira da Autarquia.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt