Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Apelo da presidente da Câmara Municipal no discurso no âmbito das comemorações do 20 junho Vânia Ferreira reivindica urgência de cais multiusos na Praia da Vitória
21 junho 2023
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera ser urgente a construção do cais multiusos na Praia da Vitória. Falando na cerimónia comemorativa do 42º aniversário da elevação a cidade, Vânia Ferreira sublinhou a “importância estratégica” da medida para o desenvolvimento empresarial local.

“É urgente a construção do cais multiusos previsto para a Praia da Vitória. Essa infraestrutura dotará a ilha de melhores condições para a circulação de bens e pessoas, quer internamente quer externamente. Trata-se de uma medida estruturante para a dinamização empresarial local e do Grupo Central”, argumentou, intervindo na sessão que decorreu no Auditório do Ramo Grande.

“Como também é estratégica a descontaminação dos solos e aquíferos neste Concelho. É tempo do Governo da República deixar de lado a política partidária e assumir a sua função de Estado perante esta parcela de Portugal. São feitas promessas; são assumidos compromissos; mas, passado o tempo, os assuntos ficam por resolver, enredados em retóricas ocas”, acusou a autarca praiense.

Para Vânia Ferreira, outro exemplo da falta de compromisso do Governo da República para com a Praia da Vitória é a empreitada de reforço do sistema de abastecimento de água financiada pelo Fundo Ambiental.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória explicou que, pelo contrário, o Governo dos Açores tem respondido às reivindicações da Autarquia, dando como prova o processo do Bairro Americano, particularmente o apoio financeiro à operação de legalização daquele loteamento.

“Apresentamos os nossos argumentos, e conseguimos que o compromisso fosse assumido e pago. Este caso é mais uma prova de que o Governo dos Açores respeita a Praia da Vitória e assume os seus compromissos para com este Concelho. E temos outros tantos casos de projetos conjuntos com o executivo açoriano: na rede de caminhos agrícolas, em projetos sociais, em eventos culturais, em parcerias que valorizam este território; muito tem sido feito. Mas muito há para fazer. E cá estamos para continuar a defender os interesses da Praia da Vitória”, sublinhou a edil praiense.

Depois, a autarca apresentou a visão estratégica municipal para o horizonte 2030: “Não podemos cometer os erros do passado e construir sem garantir os meios para a devida manutenção e aproveitamento das infraestruturas; não podemos cometer os erros do passado e construir porque sim, sem perspetivar o impacto de cada medida a médio e longo prazos, de forma a não comprometer a sanidade financeira da Autarquia; não podemos cometer os erros do passado e realizar obra sem que esta tenha impacto eficaz e eficiente na vida dos Praienses”, explicou.

“O Quadro Comunitário de Apoio Açores 2030 é uma oportunidade que não podemos deixar passar; particularmente para resolver constrangimentos estruturais locais: o assoreamento da marina e a valorização da nossa baía e da nossa orla costeira; o desenvolvimento da cidade, enquanto motor de dinamismo territorial e espaço atrativo para a fixação de pessoas e negócios; a dinamização empresarial e o aproveitamento das novas tecnologias como fatores diferenciadores da nossa produção; a valorização da ruralidade e das Freguesias; a formação de recursos, a inserção social e o apoio aos mais desprotegidos; o combate às alterações climáticas; a valorização dos nossos recursos ambientais endógenos e o reforço da sustentabilidade das nossas redes de abastecimento de água; ou a preservação da nossa cultura e a contínua potenciação do nosso valor turístico”, adiantou

“Estamos convictos que o rigor e a transparência de estamos a incutir na gestão desta Autarquia serão estratégicos para um futuro risonho de todo o Concelho. Aliás, esse rigor e essa transparência têm-nos garantido bons resultados na gestão da causa pública, o que, paulatinamente, dotará o Município de melhores meios para arquitetar e concretizar os projetos estruturantes que este território precisa”, concluiu Vânia Ferreira, numa cerimónia onde participou, em nome do Presidente do Governo Regional dos Açores, o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro.

Após os discursos oficiais, foram condecoradas as seguintes instituições e individualidades: Clube Naval da Praia da Vitória (medalha de Mérito Municipal Bronze – Desporto, pelo 50º aniversário); Sport Clube Praiense (medalha de Mérito Municipal Prata – Desporto pelo 75º aniversário), Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (medalha de Mérito Municipal Prata – Desporto), Júlia Vitorino leal (medalha de Mérito Municipal Prata – Desporto), Tiago Sousa Furtado (medalha de Mérito Municipal Prata – Desporto), Sociedade Progresso Lajense (medalha de Mérito Municipal Prata – Cultura, pelo 75º aniversário), Escola Irmãos Goulart (medalha de Mérito Municipal Prata – Cultura, pelo 75º aniversário), Rádio Lajes (medalha de Mérito Municipal Prata – Cultura, pelo 75º aniversário), Alvarino Pinheiro (medalha de Mérito Municipal Prata – Cultura, a título póstumo), Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (medalha Mérito Municipal Prata Vermeille – Cultura), Eugénio Neves Júnior (medalha Mérito Municipal Prata – Ciência, a título póstumo) e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (medalha Mérito Municipal Prata – Ciência).

As comemorações do 42º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade iniciaram-se às 14h00 com a apresentação da app E-Praia.

Na sessão oficial, que decorreu no final da tarde de terça-feira, no Auditório do Ramo Grande, decorreu ainda o lançamento da reedição do livro “Canto Matinal”, de Vitorino Nemésio, um projeto conjunto entre o Instituto Histórico da Ilha Terceira e a Cãmara Municipal da Praia da Vitória.

As celebrações terminaram à noite, no Auditório do Ramo Grande, com uma palestra pelo historiador Francisco Nogueira e um concerto pelo Duo Cordibus, integrados em mais uma sessão do projeto À Noite na Praia, organizado pelo Instituto Açoriano de Cultura, em parceria com a Autarquia.

Praia da Vitória, 21 de junho de 2023
Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt