Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Viatura adquirida com apoio financeiro da Autarquia, Ambulância presta serviço SIV em projeto-piloto na Praia da Vitória
13 setembro 2023
A partir de agora, os praienses, em caso de emergência pré-hospitalar, têm acesso ao serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) através de uma ambulância sediada no Concelho. O protocolo que instala a valência na Praia da Vitória foi assinado na tarde de terça-feira, dia 12, entre a Secretaria Regional da Saúde e do Desporto, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), num momento que a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera “ser um projeto efetivo de melhoria da vida dos habitantes do Concelho”.
 
Vânia Ferreira sublinhou ainda o papel da Autarquia no processo (que estará em fase-piloto para testes e consolidação de procedimentos durante um ano), o qual resulta do apoio financeiro municipal para a aquisição da viatura.
 
“É certo que estamos a pagar esse investimento, porque ele foi feito no âmbito de um empréstimo municipal para fazer face a despesas enquadradas na pandemia de COVID. Mas, quero que fique claro que este é um exemplo de onde devem ser aplicados os fundos municipais: devem ser aplicados em projetos e ações que, de facto, têm impacto na vida das pessoas”, explicou a edil praiense.
 
O protocolo assinado esta terça-feira, implementa o projeto-piloto em que o Serviço SIV, entre as 07h00 e as 20h00, ocorrerá no Concelho diretamente numa ambulância sediada no quartel da AHBVPV, sem que seja necessária a deslocação habitual do serviço SIV Terceira, com uma ambulância afeta à sua área de jurisdição.
 
“Ou seja, o socorro SIV na Praia da Vitória tenderá a ser mais célere, com total garantia da excelência no serviço. Aliás, outra coisa não será de esperar porque temos os nossos bombeiros da Praia da Vitória envolvidos”, frisou a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
 
“Devo enaltecer o trabalho da Secretária Regional da Saúde e do Desporto, do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, por inerência da tutela da Secretaria, e do Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória para que hoje assinassem o protocolo que implementa no terreno o projeto-piloto, colocando em benefício das populações este extraordinário meio de socorro. Estarão a socorrer as populações e, ao mesmo tempo, a testar no terreno este tipo de meios e equipas, para que o modelo possa ser replicado noutros locais da Região, repensando os meios e os procedimentos por forma a garantir-se uma melhor resposta. Este projeto é a prova das vantagens e qualidades das sinergias entre entidades, colocando cada uma delas o seu melhor para que o conjunto seja a melhor solução para os habitantes deste arquipélago”, afirmou Vânia Ferreira.
 
Na sua intervenção, a autarca praiense enalteceu ainda o trabalho dos bombeiros da Praia da Vitória, destacando a excelência da sua ação.
 
O protocolo foi assinado no quartel da AHBVPV pelo presidente da corporação, Luís Vasco Cunha, e pelo presidente do SRPCBA, Rui Andrade, na presença da Secretária Regional da Saúde e do Desporto, Mónica Seidi.
 
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 12 de setembro de 2023

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt