Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Outono Vivo
Açorianidade e Interculturalidade celebradas no Outono Vivo: “Contributo Cultural da Diáspora Açoriana é essencial à manutenção dos valores identitários de um povo”, acredita Vânia Ferreira
12 novembro 2023
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, enalteceu, no sábado, dia 11, o contributo da comunidade da diáspora na valorização da identidade açoriana além-fronteiras, no âmbito da apresentação dos livros “Into the Azorean Sea” e “Transatlântico – As Migrações dos Açores”, da autoria de Diniz Borges e José Andrade, respetivamente, e que celebram a cultura, a literatura e a poesia açorianas.

A iniciativa “Conversas da Diáspora”, que está integrada no Outono Vivo, decorreu, no bar da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com o objetivo de valorizar as experiências, as vivências e os valores identitários açorianos muito patentes em ambas as obras apresentadas no certame.

“Existe um grande sentimento de pertença e acolhimento no ser-se açoriano, seja na Região, seja fora dela, um açoriano não esquece as suas origens e sabe acolher, seja qual for o destino, venha de onde vier, as raízes propagam-se e as particularidades inerentes à nossa história, cultura e religião marcam presença nos quatro cantos do mundo”, destacou a edil praiense.

“As duas obras aqui apresentadas são reflexo deste sentimento, valorizando, acima de tudo os açorianos, a sua envolvência enquanto povo, orgulhosos de uma identidade muito própria. O trabalho desenvolvido por ambos os escritores, com registos distintos e muito particulares, além de extremamente ricos, são um legado importantíssimo deixado às atuais e futuras gerações”, sublinhou a autarca.

O livro “Into the Azorean Sea”, do escritor praiense Diniz Borges, Cônsul Honorário de Portugal em Tulare, a residir nos Estados Unidos da América, aborda poemas que refletem as paisagens vulcânicas, o verde das pastagens e as constantes alterações do mar que envolve as ilhas. Este assenta nas experiências partilhadas entre o arquipélago e a comunidade da diáspora no Norte da América.

No que concerne à obra “Transatlântico – As Migrações dos Açores”, o micaelense José Andrade debruça-se sobre a temática das migrações nos Açores ao longo dos tempos, as decorridas no passado, bem como as vivenciadas atualmente, para o exterior da Região e também para o interior da mesma. O Diretor Regional das Comunidades pretende despertar os açorianos para a importância do arquipélago na projeção da sua identidade pelo mundo.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 13 de novembro de 2023

Notícias Relacionadas

Outono Vivo
22 setembro 2023
Outono Vivo 2023 apresentado em conferência de imprensa, Maior Festival Literário da Região de 27 de outubro a 12 de novembro na Praia da Vitória
De 27 de outubro a 12 de novembro, a Praia da Vitória volta a ser o centro literário regional, em mais uma edição do festival de cultura Outono Vivo. O certame foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21, em conferência de imprensa.
Outono Vivo
03 novembro 2022
Atribuição de vouchers no valor de 200 euros, Município da Praia da Vitória aposta no reforço do espólio literário das bibliotecas escolares, ATL´S, CATL´S e IPSS´S do Concelho
No âmbito da XVII edição do Outono Vivo, o município da Praia da Vitória atribuiu um valor individual de 200 euros às bibliotecas escolares, aos ATL´S, CATL´S e IPSS`S locais, com o objetivo de reforçar o espólio literário das entidades que contribuem para dinamizar a vertente educativa no concelho.
Outono Vivo
20 outubro 2023
Programa do festival literário e cultural na Praia da Vitória divulgado, Natália Correia, José Milhazes, Fátima Campos Ferreira, Fátima Lopes, Tarantini, Nuno Costa Santos ou Miguel Monjardino em destaque no Outono Vivo 2023
A obra de Natália Correia, as Faz Acontecer Talks, ou os autores Tarantini, Sofia Castro Fernandes, Fátima Campos Ferreira, José Milhazes, Miguel Monjardino, Rita da Nova, ou Fátima Lopes são alguns dos destaques no programa do festival literário e cultural Outono Vivo, que a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural organizam de 27 de outubro a 12 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt