Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Documentos debatidos na Reunião de Câmara esta quarta-feira, Tarifário da Praia Ambiente sem aumentos em 2024 e aprovada Estratégia contra a Pobreza no Concelho da Praia da Vitória
29 novembro 2023
O tarifário para água e resíduos na Praia da Vitória em 2024 manter-se-á igual ao praticado em 2023. A confirmação foi dada pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no final da reunião de Câmara, onde o documento foi apresentado.
Segundo a autarca, esta medida – pedida pelo Executivo à empresa municipal – é um contributo para ao apoio aos custos de vida dos praienses, que têm aumentado nos últimos tempos.

“As famílias estão perante o aumento dos seus custos de vida. É nosso dever, encetarmos todos os esforços no sentido de não agravar essa situação. Esta decisão implica um esforço orçamental por parte da Praia Ambiente, mas, a bem das famílias e empresas, foi uma decisão consciente. Quando muitos assustam as pessoas dizendo que, dada a situação financeira da Autarquia, tudo vai aumentar, nós, de forma rigorosa e ponderada, tomamos decisões a bem das pessoas”, sublinha Vânia Ferreira.

Nesta reunião de Câmara, foi aprovada a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, instrumento que vai nortear a ação municipal nos próximos anos.

“É um documento estratégico, que se foca em 54 medidas concretas, devidamente calendarizadas, cujo objetivo é garantir, a curto e médio prazo, um Concelho mais inclusivo, gerador de oportunidades transversais, motivador do fomento do emprego e do investimento privado”, justifica a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Vânia Ferreira explica que a intervenção municipal no âmbito desta estratégia assenta em três eixos: desenvolvimento infantojuvenil integrado; qualificação e emprego; e apoio social e coesão territorial.
“Queremos fomentar o sucesso escolar como veículo para a mobilidade social e a mitigação das condições de pobreza; queremos viabilizar a integração profissional e social de grupos vulneráveis; e queremos alargar os mecanismos de apoio social, por exemplo. Estes objetivos concretos traduzem-se em medidas que vão desde a sensibilização no terreno para a importância da aprendizagem e da escola à articulação de recursos entre as várias entidades que operam nas áreas de apoio social. Mas traduzem-se também, por exemplo, no uso da atividade desportiva como meio de inclusão; na promoção do voluntariado; no reforço das campanhas de prevenção para as dependências; na qualificação especializada para beneficiários de longa duração de prestações sociais; de reforço das competências tecnológicas; da aprendizagem ao longo da vida; da criação de uma feira anual de emprego jovem, para que as nossas empresas conheçam os recursos qualificados ao seu dispor; na criação de incentivos fiscais para as empresas que integrem pessoas com deficiência nos seus quadros; no apoio a projetos de autoemprego; ou na capacitação e reforço dos meios para as equipas de apoio no terreno. No fundo, são 54 medidas holísticas e transversais, que alocam vontades, meios e capacidades de forma integrada e sustentada”, pormenoriza a autarca praiense.

A Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social da Praia da Vitória será apresentada publicamente em janeiro de 2024.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 29 de novembro de 2023

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
14 dezembro 2022
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt