Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Sessão de abertura da formação de professores “Repensar o ensino da matemática”, “Os municípios devem ter um papel ativo no acompanhamento da comunidade escolar,” afirma Tibério Dinis

Ainda que as competências dos municípios na área da educação sejam limitadas, as entidades do poder local devem trabalhar cada vez mais no apoio a alunos e professores. A ideia foi veiculada por Tibério Dinis, vereador da Educação da autarquia da Praia da Vitória, no âmbito da sessão de abertura da formação “Repensar o ensino da matemática”, que decorreu na manhã desta segunda-feira, 10.

“Tradicionalmente, o municipalismo tinha um papel bastante reduzido na educação, centrado na manutenção do edifício do primeiro ciclo, único património escolar pertencente aos municípios. Porém, ao longo dos últimos anos, as autarquias têm vindo a assumir mais competências na parte educativa, tanto a nível de projetos pedagógicos e a nível formativo, como também através de uma maior proximidade à comunidade escolar”, referiu o autarca.

“Salienta-se projetos como esta formação, cuja organização em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, permite que trabalhemos em conjunto para o sucesso dos nossos alunos, ” disse.

“Devido ao estatuto de Região Autónoma, as competências municipais na área da educação são mais reduzidas nos Açores do que em Portugal continental, recaindo sobre a Direção Regional da Educação. Contudo, independentemente do quadro legal, o sucesso escolar é um desafio de todos os municípios, sem exceção,” concluiu.

“Gostaria de frisar que a Autarquia continuará a apostar fortemente na vertente educativa, através da concretização de ações que valorizem as competências das nossas crianças e jovens, assegurando o futuro dos mesmos”, enfatizou.

José Mendonça, membro da equipa Prof DA da Praia da Vitória, agradeceu o apoio de todas as entidades que contribuíram para a realização desta iniciativa, em particular o Município da Praia da Vitória, a Cooperativa Praia Cultural e algumas juntas de freguesia do Concelho.

Segundo Paula Cabral, diretora de Serviços Pedagógicos e representante da Direção Regional da Educação, “este projeto tem vindo a mostrar muito bons resultados, sendo de louvar o esforço e dedicação de todos os envolvidos no projeto Prof DA.”

A iniciativa “Repensar o ensino da matemática – dinâmicas de promoção do sucesso escolar”, que decorre entre 10 e 12 de julho, no Auditório do Ramo Grande, insere-se no projeto Prof DA, parte do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Sexta-Feira, dia 14 de Julho de 2017



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação