Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Projeto LIFE CWR organiza seminário, Praia da Vitória beneficiou com recuperação e preservação das suas zonas húmidas costeiras

O Projeto LIFE CWR (Coastal Wetland Retoration) desenvolvido ao longo dos últimos anos na Praia da Vitória, visando o restauro ecológico e a conservação da infraestrutura verde húmida costeira da Cidade, organiza amanhã, sexta-feira, dia 7 de setembro, o evento “Projeto LIFE CWR: O Culminar de uma Jornada Ecológica”, no Centro de Interpretação Ambiental, no Paul da Pedreira do Cabo da Praia.

Este seminário trará à Praia da Vitória os professores Brian Morton e António Frias Martins para dissertarem em torno de temáticas como “Zonas Húmidas para um Futuro Urbano Sustentável: A Conservação das Zonas Húmidas dos Açores” e “Vivendo nas Margens: Invertebrados das Zonas Húmidas”, respetivamente.

O evento terá início, pelas 10h00, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis. Recorde-se, a propósito, que o Município praiense foi pioneiro a nível regional como entidade beneficiadora dos projetos financiados ao abrigo do Programa LIFE + da União Europeia, através do desenvolvimento do projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória – LIFE CWR”. Este projeto, que teve início em agosto de 2013, tinha por objetivos “recuperar e restaurar a rede de zonas húmidas” da Praia da Vitória, “disponibilizar áreas de refúgio à avifauna migradora”, “promover uma maior usufruição dos serviços ecológicos disponibilizados e consequente aumento da sustentabilidade socioeconómica da Cidade” e “potenciar a interação entre as áreas fortemente humanizadas e os ecossistemas ricos em biodiversidade”.

Volvidos cinco anos, os resultados mais visíveis deste projeto são a restauração e aumento da sustentabilidade dos pauis da Praia da Vitória, nomeadamente o Paul da Praia (por detrás do antigo campo de jogos municipal), a recuperação da zona húmida do Belo Jardim e do Paul da Pedreira, na freguesia do Cabo da Praia. Para além destes trabalhos ecológicos, o projeto LIFE CWR levou à edificação de um Centro de Interpretação Ambiental (que tem funcionado como um motor da educação ambiental no Concelho e na Ilha Terceira), possibilitou um aumento do conhecimento popular sobre zonas húmidas costeiras e potenciou a Praia da Vitória como um nicho turístico alternativo.

O programa

Concluídos vários anos de trabalho no âmbito do Projeto LIFE CWR, é então chegada a altura de organizar o evento “LIFE CWR – O Culminar de uma Jornada Ecológica”.

Esta jornada terá então início pelas 10h00, desta sexta-feira, com a intervenção do Presidente da Câmara da Praia, seguindo-se, pelas 10h15, a Intervenção do Professor Brian Morton sobre “Zonas Húmidas para um Futuro Urbano Sustentável: A Conservação das Zonas Húmidas dos Açores”. Pelas 11h15, é a vez do Professor António Frias Martins palestrar sobre “Vivendo nas Margens: Invertebrados das Zonas Húmidas”. Ao meio dia, Sofia Goulart apresentará o novo portal oficial do Projeto LIFE CWR na internet, encerrando-se o evento, pelas 12h30, com a intervenção da Vereadora com competência nas questões ambientais, Paula Ramos.

Noticia publicada na Quinta-Feira, dia 06 de Setembro de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação