O Município da Praia da Vitória está a apoiar a implementação de um projeto de Hipoterapia na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória. Esta iniciativa abrange cerca de duas dezenas de crianças com necessidades educativas especiais do concelho, com idades entre os quatro e os nove anos de idade ao longo do presente ano letivo.
O Vice-Presidente da autarquia praiense, e responsável pela pasta da Educação, Ricky Baptista, defende que “uma ação educativa e diversificada” só pode ser consolidada através de uma “estratégia municipal de proximidade com a comunidade escolar, onde a partilha de experiências em diferentes contextos escolares é encarada como uma mais-valia”.
“Este Projeto de Hipoterapia é mais um exemplo de um esforço conjunto entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a nossa comunidade escolar. Estamos perante uma resposta alternativa para as necessidades de cada aluno, sendo que este método conta já com provas dadas e resultados positivos na promoção do desenvolvimento dos alunos que revelam necessidades no campo cognitivo, emocional”, explicou o autarca praiense.
“A terapia assistida por animais, como é o caso da hipoterapia, é um recurso cada vez mais procurado, quer pelo estímulo físico, quer pela componente de interação social que transfere a cada aluno, tendo ainda a vantagem de poder ser implementada como complemento do trabalho de sala de aula, indo além do habitual modelo de ensino”, sublinhou Ricky Baptista.
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 26 de fevereiro de
2025