Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Câmara Municipal
Medida para mitigar efeitos da crise económica e social, Câmara Municipal da Praia da Vitória avança com Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social
14 dezembro 2022
A Câmara Municipal da Praia da Vitoria avança, no próximo ano, com a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com o intuito de ter preparadas ações e apoios para o cenário de crise previsto. A informação foi transmitida pela Presidente da Autarquia no final da reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 14.

Segundo Vânia Ferreira, “os tempos que se avizinham são de dificuldades e, por isso, é fundamental termos as respostas de apoio social articuladas e bem definidas”.

“O cenário económico previsto preocupa-nos, estando esse agravado pela situação financeira da Autarquia. Há taxas e tarifas cujo preço vai subir, por imposição legal ou para fazermos face aos problemas financeiros municipais. E isso acontece num período de inflação, de aumento dos custos de vida e de quase estagnação dos rendimentos. Portanto, avizinham-se tempos difíceis. Apesar das nossas dificuldades, entendemos ser estratégico e responsável termos as respostas sociais preparadas e articuladas, para que possamos estar preparados”, argumenta a autarca praiense.

“Esta decisão articula-se com a Estratégia Local de Habitação, aprovada nesta reunião para submissão à Assembleia Municipal, cujo intuito é prepararmos as candidaturas aos fundos nacionais para apoios à aquisição de habitação. Entendemos serem duas medidas estratégicas para os próximos tempos”, sublinha Vânia Ferreira.

Na reunião de Câmara foi também aprovada a alteração da taxa de IMI cobrada no Concelho, que passa para 0,45%.

“É um aumento que decorre da necessidade urgente da Câmara Municipal em aumentar receitas, para responder à pesada herança que recebemos e que é pública. Sem mais receitas, não podemos fazer face aos compromissos da Autarquia. Mas perante estes aumentos, estamos, como disse, a encontrar soluções e medidas de apoio para mitigar os efeitos destas decisões. De forma responsável, estamos permanentemente a encontrar as estratégias mais adequadas para responder aos problemas”, frisa a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Os assuntos tratados nesta reunião de Câmara transitam para votação em Assembleia Municipal, que se realiza no final do mês.

Praia da Vitória, 14 de dezembro de 2022

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal
15 novembro 2022
Conclusões da auditoria à situação financeira e recursos humanos do grupo municipal “Engenharia financeira” entre empresas municipais fez Município da Praia ultrapassar em 200% o limite de endividamento permitido por lei
A auditoria à situação financeira e aos recursos humanos do grupo municipal (Câmara Municipal, Praia Ambiente e Cooperativa Praia Cultural) revelou que, em outubro de 2021, foi ultrapassado em quase 200 por cento o limite de endividamento permitido por lei. As conclusões foram apresentadas pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu na tarde de terça-feira, dia 15, no Auditório do Ramo Grande.
Câmara Municipal
04 setembro 2023
Presidente da Câmara da Praia explica reestruturação municipal, Internalização dos 91 funcionários da CPC e plano de ajustamento no FAM até final do ano
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória espera que o processo de internalização dos 91 funcionários da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Autarquia e a apresentação do Plano de Ajustamento Municipal ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) ocorram até final de setembro, para que a edilidade inicie o processo de reequilíbrio financeiro e retoma de normalidade no funcionamento aos munícipes até ao final de 2023.
Câmara Municipal
10 março 2023
Primeira fase do processo de reestruturação municipal Executivo apresenta proposta de rescisão por mútuo acordo aos funcionários da CPC
O executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou, na tarde de sexta-feira, dia 10, aos funcionários da Cooperativa Praia Cultural uma proposta de rescisão voluntária por mútuo acordo, com indemnização com valor superior ao previsto por lei, no âmbito do processo de reestruturação dos recursos humanos daquela entidade.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt