As Festas da Praia 2012 decorrem de 03 a 11 de agosto, tendo como tema central Os Carnavais e apresentando como novidades nesta edição a realização de vários desfiles na Rua de Jesus, incluindo o regresso dos cortejos etnográficos às festividades praienses.
A apresentação das festas decorreu na manhã de terça-feira, 07 de fevereiro, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Esta edição dá continuidade à consolidação do modelo característico das Festas da Praia, tendo como orientação a qualidade, o rigor orçamental, a inovação e o reforço do envolvimento comunitário na elaboração das festividades”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“As Festas da Praia 2012 estão orçadas em 575 mil euros, sendo a comparticipação municipal de 210 mil euros, o que representa uma diminuição de 24 por cento relativamente à nossa comparticipação na edição de 2011. Este orçamento espelha as orientações que temos vindo a imprimir às Festas da Praia, ou seja, a redução da componente pública, valorizando a participação privada neste evento. Este ano, a componente pública do orçamento representa 36 por cento do valor global e a componente privada 64 por cento”, explicou Roberto Monteiro.
“De qualquer forma, para evitar surpresas, o orçamento estipulado para esta edição conta com uma redução de 10 por cento na previsão de receitas, tendo por base as receitas de 2011. Esta margem de manobra permite-nos estar precavidos para eventuais diminuições nas receitas, embora acreditemos que as receitas vão manter-se ao nível das alcançadas nas edições anteriores”, sublinhou.
Voluntariado e desfiles
Para Andreia Meneses, presidente das Festas da Praia 2012, a organização das festividades representa um desafio acrescido, particularmente devido às restrições orçamentais. Contudo, a responsável adianta que parte dessas dificuldades têm sido minimizadas pela enorme adesão de voluntários para o projeto.
“Antigamente, estas festas contavam com muitos voluntários, pessoas que, sem qualquer remuneração, ajudavam e organizavam as coisas. Este ano, temos vindo a recuperar esse espírito de interajuda. São muitos os voluntários que se dispuseram a ajudar”, realçou.
“Aliás, um dos exemplos maiores dessa disponibilidade é a realização de um cortejo etnográfico no domingo, dia 05 de agosto, que contará com a presença de quadros de todas as freguesias do Concelho, sendo que a sua organização está a ser realizada por pessoas das freguesias, sem quaisquer custos para a organização. As pessoas dispuseram-se a colaborar connosco, o que tem sido um fenómeno muito positivo. Além disso, este apoio permite-nos ter este ano o regresso dos desfiles etnográficos às Festas da Praia, o que é uma das novidades desta edição”, adiantou Andreia Meneses.
Segundo a presidente das Festas, o desfile etnográfico decorrerá às 19h00 do dia 05, domingo.
“As Festas vão decorrer de 03 a 11 de agosto, estando o desfile de abertura agendado para o sábado, dia 04. No dia 03, além da abertura da Feira de Gastronomia, o destaque do programa será uma homenagem às filarmónicas da ilha, porque são elas, em parte, o grande esteio do Carnaval da nossa ilha”, adiantou.
Sem revelar o programa completo (a anunciar em breve), Andreia Meneses adiantou contudo que a corrida de toiros de praça está agendada para 06 de agosto, segunda-feira.
“Este ano, outra das novidades é o envolvimento das comunidades militares estacionadas na Base das Lajes, quer a Força Aérea Portuguesa quer o destacamento militar norte-americano. São duas comunidades que vivem as festas, mas que, normalmente, não tinham papel ativo na sua conceção e dinamização. Este ano, contamos com elementos destas comunidades na organização das festas, assim como eventos no programa que serão anunciados a breve trecho”, explicou Andreia Meneses.
Cartaz
Na conferência de imprensa, a presidente das Festas da Praia 2012 apresentou também o cartaz das festividades, da autoria de Paulo Neves, que foi o autor escolhido no desafio lançado pela organização aos criativos locais para a criação da imagem desta edição das festas.
“Trata-se de uma solução gráfica que espelha a estética, o glamour e as cores dos carnavais, que dão tema a esta edição e marcarão o desfile de abertura. É um cartaz que se enquadra perfeitamente na estética, na imagem e nos valores que queremos transmitir nesta edição das Festas da Praia”, explicou Andreia Meneses.
“Outra das novidades desta edição é a não realização do festival de fogo-de-artifício que, habitualmente, encerrava as festas. É uma decisão pensada e que é justificada pelas restrições orçamentais e pela convicção de que não fazia sentido assumirmos o custo desse espetáculo quando nos pedem contenção e há muitas famílias a passar necessidade”, explicou Andreia Meneses.
“Além disso, como o último dia das festas coincide com o 11 de agosto, feriado municipal que este ano calha num sábado, não fazia sentido encerrarmos as festas com fogo-de-artifício e esta continuarem pela madrugada e dia de domingo, já que o Music Resort funcionará na madrugada do dia 12, assim como a Feira de Gastronomia que estará aberta nesse domingo”, complementou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Outra das novidades desta edição é a separação da organização da Feira de Gastronomia da organização das Festas. Ou seja, a Feira decorrerá nos mesmos moldes e dentro das festas, mas a sua organização passa para a responsabilidade da Escola Profissional da Praia da Vitória, contando com um orçamento próprio. Do mesmo modo, a corrida de toiros de praça será organizada pela Tertúlia Tauromáquica da Praia e pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande. São dois eventos cujo cartaz e programa serão apresentados em breve”, adiantou ainda Roberto Monteiro.
A presidente das Festas da Praia adiantou ainda que a edição deste ano ficará marcada por mais animação nas ruas da cidade, nomeadamente com a realização de desfiles na Rua de Jesus. E anunciou também um novo conceito para o espaço de atividades infantis na zona verde.
“Teremos uma partyland vocacionada para as crianças que recriará um mundo encantado todos os dias para os mais pequenos. Teremos na zona verde um espaço renovado, com muita animação, com espaços para os mais novos”, adiantou.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt