Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Praienses estão cada vez mais sensibilizados para a separação dos resíduos e a reciclagem
09 fevereiro 2012

O presidente do Conselho de Administração da Praia Ambiente considera que o aumento do volume de resíduos recolhidos no Concelho e a participação de todas as freguesias no concurso “Freguesia que mais Recicla” promovido pela empresa municipal demonstram que os praienses estão cada vez mais despertos para a importância da separação dos resíduos e a sua reciclagem.

Paulo Messias, que comentava a mais recente avaliação da estratégia da empresa nesta matéria, adiantou que, em 2006, a empresa recolheu 357 toneladas de resíduos para reciclagem e que, cinco anos depois, esse valor ascende a 1441 toneladas.

“Ou seja, mais do que quadruplicamos a recolha, tendo registado aumentos constantes ano após ano. Além disso, quer nos ecopontos quer na recolha porta-a-porta, registamos também aumentos todos os anos, o que demonstra a vontade dos munícipes em separar os seus resíduos para que sejam encaminhados para a reciclagem”, sublinhou o responsável, que é também vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O responsável, citando dados oficiais da Agência Portuguesa de Ambiente (referentes a 2011), adiantou ainda que a Praia continua a liderar a tabela dos Concelhos portugueses com maior volume de separação de resíduos per capita, registando uma taxa de 14,78 por cento, enquanto a média nacional é de 11,7 por cento.

Segundo Paulo Messias, em 2007 a Praia Ambiente recolheu 103 toneladas de resíduos nos ecopontos espalhados no Concelho e que, em 2011, esse valor se cifrava nas 301 toneladas.

“Estes números resultam da estratégia que temos vindo a implementar de recolha de resíduos e que tem na sua base a permanente sensibilização para a importância da separação do lixo e dos benefícios da reciclagem. E os valores alcançados pela Praia Ambiente provam que estamos no bom caminho. Os praienses percebem que a reciclagem comporta enormes ganhos ambientais e querem consolidar essa qualidade no seu Concelho”, argumentou o presidente do Conselho de Administração da Praia Ambiente.

Para Paulo Messias, a adesão de todas as 11 freguesias do Concelho ao concurso “Freguesia que mais Recicla” é outra prova da sensibilidade dos munícipes para esta questão.

“A Praia Ambiente lançou este desafio às freguesias, no sentido de eleger a que mais recicla e, pela saudável competição, reforçar a sensibilização para esta temática. Todas as freguesias responderam sim, o que nos satisfaz muito”, explicou.

Neste concurso será avaliada a quantidade de resíduos separados recolhidos nos ecopontos em cada freguesia, assim como na recolha porta-a-porta, vencendo aquela que conseguir o maior volume.

O Concurso está a decorrer desde 01 de fevereiro, tendo como limite o dia 30 de abril.

Os esforços e a estratégia da Praia Ambiente ao nível da recolha seletiva e da separação de resíduos têm vindo a ser reconhecidos a nível nacional, nomeadamente através de várias publicações da especialidade.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais