O presidente do Conselho de Administração da Praia Ambiente considera que o aumento do volume de resíduos recolhidos no Concelho e a participação de todas as freguesias no concurso “Freguesia que mais Recicla” promovido pela empresa municipal demonstram que os praienses estão cada vez mais despertos para a importância da separação dos resíduos e a sua reciclagem.
Paulo Messias, que comentava a mais recente avaliação da estratégia da empresa nesta matéria, adiantou que, em 2006, a empresa recolheu 357 toneladas de resíduos para reciclagem e que, cinco anos depois, esse valor ascende a 1441 toneladas.
“Ou seja, mais do que quadruplicamos a recolha, tendo registado aumentos constantes ano após ano. Além disso, quer nos ecopontos quer na recolha porta-a-porta, registamos também aumentos todos os anos, o que demonstra a vontade dos munícipes em separar os seus resíduos para que sejam encaminhados para a reciclagem”, sublinhou o responsável, que é também vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O responsável, citando dados oficiais da Agência Portuguesa de Ambiente (referentes a 2011), adiantou ainda que a Praia continua a liderar a tabela dos Concelhos portugueses com maior volume de separação de resíduos per capita, registando uma taxa de 14,78 por cento, enquanto a média nacional é de 11,7 por cento.
Segundo Paulo Messias, em 2007 a Praia Ambiente recolheu 103 toneladas de resíduos nos ecopontos espalhados no Concelho e que, em 2011, esse valor se cifrava nas 301 toneladas.
“Estes números resultam da estratégia que temos vindo a implementar de recolha de resíduos e que tem na sua base a permanente sensibilização para a importância da separação do lixo e dos benefícios da reciclagem. E os valores alcançados pela Praia Ambiente provam que estamos no bom caminho. Os praienses percebem que a reciclagem comporta enormes ganhos ambientais e querem consolidar essa qualidade no seu Concelho”, argumentou o presidente do Conselho de Administração da Praia Ambiente.
Para Paulo Messias, a adesão de todas as 11 freguesias do Concelho ao concurso “Freguesia que mais Recicla” é outra prova da sensibilidade dos munícipes para esta questão.
“A Praia Ambiente lançou este desafio às freguesias, no sentido de eleger a que mais recicla e, pela saudável competição, reforçar a sensibilização para esta temática. Todas as freguesias responderam sim, o que nos satisfaz muito”, explicou.
Neste concurso será avaliada a quantidade de resíduos separados recolhidos nos ecopontos em cada freguesia, assim como na recolha porta-a-porta, vencendo aquela que conseguir o maior volume.
O Concurso está a decorrer desde 01 de fevereiro, tendo como limite o dia 30 de abril.
Os esforços e a estratégia da Praia Ambiente ao nível da recolha seletiva e da separação de resíduos têm vindo a ser reconhecidos a nível nacional, nomeadamente através de várias publicações da especialidade.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt