O plano formativo da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, e que resulta da parceria entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Direção Regional da Juventude, é composto por sete ações de formação, que incidem sobre várias áreas criativas.
Na apresentação do calendário, o presidente da autarquia praiense, Roberto Monteiro, sublinhou tratar-se de um plano que dá continuidade à formação que tem vindo a ser oferecida na Academia e que resulta da parceria e do apoio da Direção Regional da Juventude e do Governo Regional dos Açores.
“Esta Academia tem na sua base a vontade de garantir reprodutividade e formação para a nossa juventude. Reprodutividade no sentido de que o que aqui se aprende resulte em ganhos concretos, quer curriculares quer profissionais. E formação no sentido de uma oferta alternativa, centrada na criatividade e em novas áreas, quer artísticas quer tecnológicas. Quer a Câmara quer a Direção Regional da Juventude, além do Governo Regional, estão convictas de que este é o rumo adequado. Ou seja, a nossa juventude quer desafios, quer inovação, quer conhecer, aprender e aumentar as suas competências nestas áreas, que marcam a criatividade e a inovação neste século. É isso que hoje assinalamos aqui com a apresentação deste plano formativo”, adiantou o autarca praiense.
“A parceria que está na origem deste plano, e que tem vindo a decorrer desde a inauguração da Academia, é, pois, uma parceria definitiva e duradoura. Porque as partes partilham o mesmo propósito e a mesma ambição: contribuir para a formação de uma indústria criativa na ilha Terceira e no arquipélago. Daí o meu reconhecimento ao Governo Regional dos Açores, em particular ao diretor regional da Juventude, pelo empenho nesta parceria”, reforçou o presidente da Câmara da Praia.
A mesma ideia foi reforçada pelo diretor regional da Juventude.
Bruno Pacheco sublinhou que a estratégia do Governo Regional dos Açores neste âmbito é garantir aos jovens terceirenses formação de qualidade nas áreas criativas.
“Estamos ainda longe de ter no arquipélago uma indústria criativa forte. Mas o que temos vindo a fazer, quer em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória quer em parceria com outras entidades, é potenciar as bases para a consolidação desse setor”, argumentou.
O apoio da Direção Regional da Juventude para este plano formativo ascende a 15 mil euros.
Formações
Segundo Rogério Sousa, a Academia de Juventude, o plano formativo na instituição apoiado pela Direção Regional da Juventude é composto por sete formações, a decorrerem entre março e novembro deste ano. Todas as formações contam com formadores da Restart, entidade parceira da Academia para a formação.
De 05 a 10 de março, decorrerá uma formação sobre “Design Gráfico para Cartazes e Outdoors”, orientada por Patrícia Sobral. Esta formação decorrerá de segunda a sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, e no sábado, entre as 10h00 e as 16h00, estando orientada para o mercado da publicidade, design gráfico e promoção cultural.
De 19 a 24 de março, entre as 19h00 e as 22h00 (de segunda a sexta-feira) e entre as 10h00 e as 16h00 (sábado), decorrerá a formação em “Captação de Som para Cinema e Vídeo”.
Esta será orientada por Raquel Jacinto e destina-se a curiosos ou profissionais na área da TV, Vídeo e Web/Novos Media.
A formação em “Ilustração Vetorial/Digital” está agendada para 02 a 07 de abril, com o mesmo horário que as anteriores, sendo orientada por Alexandre Santos.
Segundo Rogério Sousa, esta formação está orientada para o mercado editorial de imprensa, livros, publicidade e design gráfico.
De 16 a 21 de abril (com o meso horário), o formador Paulo Arraiano orientará a formação em “Street Art”, tendo como objetivo a aprendizagem de alguns conceitos e técnicas desta forma de intervenção cultural em espaço público.
Fernando Pina será o formador sobre “Visual Storytelling”, que decorrerá de 14 a 19 de maio (segunda a sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, e no sábado, entre as 10h00 e as 16h00).
A formação em “Produção de Música Eletrónica” está agendada para o período entre 17 e 22 de setembro (segunda a sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, e no sábado, entre as 10h00 e as 16h00). Esta formação está orientada para a criação de música eletrónica, quer para dança quer para ambientes que necessitem de bandas sonoras, e terá como monitor Manuel Calapez.
De 12 a 17 de novembro, Nuno Costa Santos, da Produções Fictícias, orientará a formação em “Escrita de Humor para Rádio, TV e Web”, direcionada para o mercado dos conteúdos de entretenimento multimédia ou de publicidade.
Esta formação decorrerá de segunda a sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, e no sábado, entre as 10h00 e as 16h00.
Os interessados podem inscrever-se ou receber mais informações através do e-mail da Academia (academia@cmpv.pt), ou pelo telefone 295 545 700.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt