Estão abertas as inscrições para o Atelier de Leitura e Escrita Criativa promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e enquadrado nas comemorações dos 110 anos do nascimento de Vitorino Nemésio. Os interessados podem inscrever-se até 16 de março.
As sessões (com duração de 90 minutos cada) decorrerão na Casa das Tias, todas as quartas-feiras entre 21 de março e 11 de abril. Os interessados podem inscrever-se através do e-mail ramogrande@mail.telepac.pt ou pelo telefone 295 545 606.
No atelier, orientado pelo professor António Couto, os participantes vão desenvolver atividades que exercitam e estimulam a sua imaginação e criatividade, contribuindo para encarar a escrita com gosto e naturalidade.
Segundo o monitor do atelier, “melhorar a expressão escrita, desenvolver capacidades linguísticas, desafiar a imaginação escrita, exprimir o mundo interior e partilhar saberes e cultura” são os objetivos desta formação, aberta a todos “aqueles que se sintam seduzidos pela escrita e pela leitura”.
“As sessões serão essencialmente práticas e as atividades serão estruturadas de forma tripartida, de modo a que haja, no âmbito da leitura, um momento de pré-leitura, um de leitura e outro de pós-leitura e, em relação à escrita, uma fase de planificação, uma de textualização e uma de revisão”, adianta o autor do projeto.
“Serão propostas atividades que incidirão sobre os três modos literários (narrativo, lírico e dramático), tentando que abarquem diversas tipologias textuais – textos intimistas e autobiográficos; textos descritivos; textos críticos, expositivos e argumentativos; textos jornalísticos. A par destes tipos de texto, poderão ser apresentadas atividades que tenham por base outras formas de expressão (fotografia, pintura, gastronomia, música, desporto), já que a escrita pode ser desencadeada a partir dos mais variados suportes. Serão, ainda, trabalhadas ferramentas / técnicas que possam contribuir para a cimentação de hábitos de escrita criativa”, explica.
O Atelier de Leitura e Escrita Criativa decorre no âmbito da programação preparada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para, este ano, assinalar o 110º aniversário do escritor Vitorino Nemésio.
Além deste atelier, estão confirmados o lançamento do livro “Sentado Numa Pedra de Memória”, da autoria de Carlos Bessa (texto entretanto teatralizado e levado à cena na Casa de Vitorino Nemésio) e a estreia da peça de teatro “Um Retorno à Ilha da Saudade”, da autoria de Teresa Valadão, e levado à cena pelo Grupo de Teatro do Juncal.
O programa inclui também a exibição de vários documentários e filmes sobre o escritor, várias conferências e exposições públicas de alguns dos seus escritos.
Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu a 19 de dezembro de 1901 na Praia da Vitória.
Foi poeta, escritor, professor universitário e um dos maiores vultos da Literatura açoriana e portuguesa do século XX, tendo recebido o Prémio Nacional da Literatura (1965) e o Prémio Montaigne (1974).
O seu romance mais famoso é Mau Tempo no Canal (galardoado com o Prémio Ricardo Malheiros), sendo também autor de Corsário das Ilhas, Festa Redonda, Paço do Milhafre, Eu, Comovido a Oeste, Nem Toda a Noite a Vida, ou O Bicho Harmonioso, entre prosa e poesia.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt