Os alunos da Escola do Cabo da Praia venceram o concurso “Neste Natal, os Embrulhos também dão Prendas”, promovido pela Praia Ambiente, depois de recolherem 20 quilos de papel por cada aluno. Ao início da tarde de segunda-feira, 27 de fevereiro, o presidente do conselho de administração da empresa municipal, entidade promotora do concurso, entregou à escola o prémio correspondente ao primeiro lugar: 80 euros em livros e material didático.
As escolas da Casa da Ribeira e de São Brás alcançaram o segundo e terceiro lugares do concurso, respetivamente. Os prémios – 45 euros e 25 euros em livros e material didático – foram entregues também na tarde de segunda-feira.
“Cada um de vocês, as vossas professoras, auxiliares e os vossos pais estão de parabéns, porque demonstraram ser capazes de ajudar o ambiente ao separarem os resíduos – papel, neste caso – que vamos enviar para reciclagem”, sublinhou Paulo Messias, perante os alunos da Escola do Cabo da Praia.
“É reciclando os nossos resíduos que podemos ajudar a preservar o nosso Concelho. E é importante que cada um de vocês, na vossa escola, na vossa casa, junto de cada um dos vossos familiares e amigos incentivem todos a separar o lixo e a reciclar”, desafiou.
Neste concurso participaram nove escolas do Concelho da Praia da Vitória, cujos alunos foram desafiados a entregar para reciclagem o papel de embrulho dos presentes de Natal.
No final, as quantidades separadas por cada escola foram pesadas e divididas pelo número de alunos.
A Escola do Cabo da Praia recolheu 20 quilos de papel por aluno; a da Cada da Ribeira 15 quilos por aluno; e a de São Brás 14,5 quilos de papel por aluno.
A Escola Irmãos Goulart, nas Fontinhas, recebeu uma menção honrosa por, no global, ter registado a maior quantidade de papel separado e entregue à Praia Ambiente: 720 quilos.
Participaram também no concurso “Neste Natal, os Embrulhos também dão Prendas” a Escola Francisco Ornelas da Câmara (registou 3,5 quilos por alunos), a Escola Padre Lino, na Vila das Lajes, (2,3 quilos por alunos), a Escola dos Biscoitos (1,9 quilos por aluno), a Escola da Vila Nova (1,2 quilos por aluno) e a Escola da Agualva (1,1 quilos por aluno).
O concurso decorreu durante dois meses - de 1 de Dezembro a 31 de Janeiro – registando a adesão de nove das 15 escolas do Concelho com pré-escolar e 1º Ciclo. No total, participaram 603 alunos, tendo recolhido 3260 quilos de papel/cartão.
“Este concurso surgiu enquadrado na estratégia de sensibilização dos munícipes para a importância da separação de resíduos e da sua reciclagem. As crianças são uma das faixas etárias mais importantes para as nossas campanhas de sensibilização e este concurso provou o seu empenho nesta causa. Neste momento, e quase em consequência deste concurso, temos a decorrer o concurso “Freguesia que Mais Recicla”, que recebeu a adesão de todas as freguesias do Concelho”, sublinhou Paulo Messias, presidente do conselho de administração da Praia Ambiente, empresa municipal responsável pela gestão do abastecimento de água e da recolha de resíduos no Concelho da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt