O vereador da Cultura na Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a nova creche e ATL nos Biscoitos, inaugurada na tarde de quinta-feira, 01 de março, representa um passo importante para a fixação de população e para o reforço das condições para a educação e formação naquela freguesia.
Paulo Codorniz explicou que a nova valência, orçada em 800 mil euros e cofinanciada pela Câmara Municipal (85 por cento) e pelo Governo Regional dos Açores (15 por cento), permitirá que as crianças possam frequentar a escola do pré-escolar ao nono ano sem saírem da sua freguesia de origem.
“É uma estrutura que vem dar resposta a uma necessidade dos Biscoitos, ganhando maior importância pela dimensão e distância desta freguesia em relação aos centros de atividade do Concelho. Uma valência que, em nosso entender, contribui para a fixação dos jovens e das crianças na freguesia, que lhes permite manter a sua identidade como habitantes desta zona do Concelho e que consubstancia um apoio fundamental para as famílias, particularmente dos casais mais jovens, que, a partir de agora, têm acesso a um serviço de qualidade, de maior proximidade e a custos mais acessíveis para os seus filhos”, argumentou o autarca, que representou o presidente da Câmara Municipal na cerimónia de inauguração da infraestrutura.
A infraestrutura tem capacidade para 72 crianças (42 na creche e 30 no ATL) e representa a quinta creche e o sexto ATL na Rede Municipal de Creches e ATL Concessionados.
“Estamos, assim, a um pequeno passo de cumprir o nosso compromisso, uma vez que falta apenas fazer nascer o ATL no Porto Martins para completarmos a Rede Municipal que visionamos para o Concelho”, adiantou Paulo Codorniz.
“Esta rede, além de representar um investimento na educação das nossas crianças e no reforço das estruturas de proximidade nas nossas freguesias rurais, é também um investimento com reprodutividade ao nível do emprego e do setor privado, porque, até agora, gerou mais de três dezenas de postos de trabalho privados e suscitou o aparecimento de vários projetos empresariais que gerem estes espaços. É, pois, uma medida com vários alcances e de que nos orgulhamos”, sublinhou.
Na ocasião, o vereador da Cultura explicou aos presentes que este investimento se enquadra na estratégia municipal para a Educação e Formação.
“A Educação e a Formação são basilares no projeto de desenvolvimento que este Executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória delineou e acredita ser essencial para o Concelho. Num mundo em constante mudança e com os horizontes que emergem, quanto melhor preparados estivermos, quando mais e melhores conhecimentos dominarmos, melhor enfrentaremos os desafios. É por tudo isto que este Executivo da Câmara Municipal investiu 30 por cento dos apoios comunitários ao seu dispor na Educação e na Formação. Desde que entramos em funções, mais de cinco milhões e meio de euros foram canalizados para a infraestruturação e melhoria do parque escolar do Concelho da Praia da Vitória”, referiu.
“Todas as escolas foram alvo de intervenções e melhorias; na Fonte do Bastardo e nas Fontinhas nasceram dois novos estabelecimentos de ensino, enquadrados nas mais recentes diretrizes para o Ensino, proporcionando espaços de qualidade para a aprendizagem das nossas crianças; e o investimento que hoje aqui inauguramos é mais um exemplo desta estratégia”, exemplificou.
“Mas a nossa paixão pela Educação e pela Formação não se resume a investir nos edifícios e infraestruturas. Para nós, essa é uma parte da estratégia. Para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, o investimento na Educação só é reprodutivo se corresponder às necessidades das pessoas, dos alunos aos encarregados de educação, numa planificação transversal às várias faixas etárias. Permitam-me que destaque alguns: a parceria que mantemos com a Universidade Aberta e que potenciou licenciaturas para várias dezenas de praienses; o empenho da Autarquia na concretização da nova Escola Profissional da Praia, que se encontra em construção e que vai melhorar significativamente as condições naquela instituição, que já hoje é uma referência na Região; as bolsas de estudo para alunos de famílias carenciadas, que apoiam mais de duas dezenas de alunos no ensino superior e profissional; o programa municipal de saúde escolar, com destaque para os diagnósticos de saúde que temos patrocinado e que abrangem várias centenas de crianças nas escolas do nosso Concelho, e que tem permitido prevenir e detetar problemas ao nível da audição, visão, obesidade e saúde oral; os vários projetos de atividades extracurriculares que temos implementado e que abrangem várias centenas de crianças em idade escolar; os vários programas de reabilitação na comunidade, particularmente os direcionados para crianças com dificuldades na aprendizagem; e a rede municipal de infocentros que contribui para a aquisição de competências tecnológicas. São algumas das iniciativas implementadas na Praia da Vitória e enquadradas neste esforço permanente de garantir oportunidades de formação e educação para a nossa comunidade”, complementou.
Na ocasião, o responsável frisou ainda que a construção da creche e do ATL representa mais um investimento dos vários realizados pela Autarquia na freguesia dos Biscoitos.
Segundo Paulo Codorniz, até ao momento, a Câmara Municipal da Praia da Vitória direcionou para a freguesia investimentos que, no total, ascendem a mais de três milhões de euros.
“ O passeio marítimo dos Biscoitos foi uma das maiores obras concretizadas, reforçando significativamente a qualidade da zona balnear da freguesia e oferecendo uma nova valência dedicada ao exercício físico e à contemplação da excelente orla marítima dos Biscoitos. Apoiamos também todas as associações e entidades da freguesia: as Sociedades Filarmónicas, os Escuteiros, os Impérios e os Grupos de Idosos; intervimos no Parque de Campismo, reforçando as suas condições; investimos na melhoria da rede de abastecimento de água; interviemos na rede viária; construímos a Casa Mortuária; dissemos presente sempre que nos foi pedido apoio para qualquer projeto ou atividade nesta freguesia. Tal como fizemos em todas as restantes freguesias do Concelho”, exemplificou.
O autarca adiantou ainda que o pacote de investimentos não está esgotado.
“É com a ambição de reforçarmos as condições de vida comunitária nos Biscoitos que cumprimos o nosso compromisso com vista à criação do Centro do Associativismo nesta freguesia. O edifício e o terreno da antiga escola da Caparica foram doados pela Câmara Municipal à Junta de Freguesia, além de nos termos responsabilizado pelos custos com os projetos dessa obra. Estamos certos que, tal como acordado, a Junta de Freguesia garantirá o financiamento para a obra junto do Governo Regional dos Açores e junto da GRATER para que a obra nasça o mais depressa possível”, explicou.
“No pacote de novos investimentos para os Biscoitos incluímos também mais intervenções na rede viária local, caso da Rua dos Boiões ou da Canada Tenente Coronel. São obras cuja concretização demorou mais algum tempo porque a Câmara Municipal foi obrigada a canalizar três milhões de euros do seu plafond para socorrer as populações das freguesias afetadas pela enxurrada de 2009. Mas, caso consigamos reforçar o nosso plafond de apoios comunitários, avançaremos com essas intervenções. Tal como já explicamos aos biscoitenses, seguindo, aliás, a postura de transparência, diálogo e abertura que temos mantido permanentemente”, referiu, agradecendo depois o apoio das entidades e instituições dos Biscoitos na realização de diversos projetos e iniciativas, nomeadamente a Onda Cultural.
“Até hoje, as instituições dos Biscoitos têm respondido presente a esse desafio. E estou convicto que continuarão a fazê-lo”, sublinhou.
Na sua intervenção, a presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos e a presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Integrada dos Biscoitos realçaram a importância do investimento e o contributo que dará para a fixação de população na freguesia, além de possibilitar que as crianças dos Biscoitos estudem do pré-escolar ao 9º ano na sua freguesia.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt