Até ao final do ano, começam a decorrer na Praia da Vitória formações e iniciativas integradas no programa Aprendizagem ao Longo da Vida liderado pela Universidade dos Açores e direcionado para a população sénior. Essa possibilidade foi ratificada na tarde de ontem, 29 de março, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a autarquia praiense e a academia açoriana.
Nesse âmbito, a Universidade dos Açores compromete-se a estender ao Concelho da Praia iniciativas integradas neste programa formativo e a Câmara da Praia assume-se como parceira na realização desses eventos, assim como no apoio às instituições de assistência social existentes no Concelho, em algumas ações do programa Aprendizagem ao Longo da Vida, mediante a concessão de bolsas de frequência ou outros apoios que considere relevantes.
Após a assinatura do protocolo, que decorreu no Polo Universitário do Pico da Urze, o vereador da Câmara Municipal da Praia, Paulo Rocha, enquadrou a participação do Município neste projeto na estratégia municipal para a formação e reforço da qualidade de vida, nomeadamente na vertente direcionada para a população sénior.
“Quanto mais oportunidades de enriquecimento académico ou pessoal tiverem os nossos séniores, melhor enfrentarão essa fase da vida; quer elevando os seus estudos depois de uma vida de trabalho, quer adquirindo competências que lhes facilitem os obstáculos que a terceira idade impõe. Para o Município da Praia da Vitória, o ato de aprender ao longo da vida é essencial para a qualidade de vida dos nossos munícipes. É neste âmbito que se insere a aceitação imediata do desafio lançado pela Universidade dos Açores, que se consubstancia no Protocolo aqui e agora assinado”, sublinhou.
“Ao setor público cabe alimentar a oferta, disponibilizando os meios ao seu dispor para que quem quer aprender mais o possa fazer. E esta estratégia ganha maior importância quando na sua génese conta com a capacidade, a excelência e o Know-how de uma instituição como a Universidade dos Açores. O Protocolo aqui celebrado espelha esta visão. Estamos certos que as iniciativas que dele decorrerem serão indubitavelmente uma mais-valia para os habitantes do Concelho da Praia da Vitória. Estamos convictos que é neste tipo de parcerias que reside o nosso futuro, porque acreditamos que juntando o que de melhor cada parte tem para dar, melhor será o resultado, a bem da nossa gente”, realçou o responsável.
Nas próximas semanas, no âmbito deste protocolo, responsáveis da Universidade dos Açores e da Câmara Municipal vão reunir-se para definirem e ultimarem atividades e formações a realizarem-se na Praia da Vitória.
O calendário do programa Aprendizagem ao Longo da Vida na Praia da Vitória será divulgado brevemente.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt