Mais de 1000 munícipes utilizam, semanalmente, os pavilhões municipais no Concelho da Praia, quer integrados nas equipas federadas quer nos programas de atividade física promovidos pela Autarquia, ou também em grupos organizados e independentes de munícipes. Os dados foram revelados na manhã de terça-feira, 03, pelo vereador Paulo Rocha, após uma visita ao pavilhão desportivo de São Brás.
O vereador com competência na área de Desporto no Concelho visitou o pavilhão em São Brás enquanto decorria uma sessão do programa Ser Ativo, direcionado para a população idosa do Concelho.
“No mais recente balanço aos programas municipais de atividade física e da atividade diária nos pavilhões desportivos, constata-se que há cada vez mais munícipes a participar em atividades nestes espaços. Em 2009, registávamos uma média de 500 utilizadores por semana. Este ano, contando com a atividade dos clubes, dos grupos organizados de munícipes e dos programas municipais de atividade física, temos uma média superior a mil utilizadores por semana. Além disso, o facto de os horários dos pavilhões estarem todos preenchidos prova que, cada vez mais, os praienses estão sensibilizados para a importância da prática desportiva e para as potencialidades da rede municipal de pavilhões”, sublinhou o responsável.
Segundo Paulo Rocha, atualmente, os pavilhões municipais são utilizados por 17 clubes, cinco entidades e duas associações, além de serem palco de atividades de sete grupos organizados de munícipes sem ligação a qualquer clube.
Além destas atividades, que envolvem várias centenas de atletas e praticantes de exercício físico, a rede municipal alberga três programas de exercício físico promovidos pela Câmara Municipal da Praia da Vitória: o Escola Ativa, o Ser Ativo e o Freguesias Ativas.
No primeiro, mais de cinco centenas de crianças do ensino básico e jardins-de-infância do Concelho frequentam este programa de atividade física.
No programa Ser Ativo, direcionado para a população sénior do Concelho, participam cerca de duas centenas de idosos. E no programa Freguesias Ativas, direcionado para a população feminina, mais de 250 senhoras estão integradas nas turmas que fazem exercício nos pavilhões em São Brás, Fontinhas, Agualva, Quatro Ribeiras, Vila das Lajes, Porto Martins e Casa da Ribeira.
Todos estes programas são orientados por técnicos de desporto do Município da Praia da Vitória.
“A atividade dos clubes e a adesão das pessoas aos programas municipais de exercício físico provam o sucesso da estratégia delineada para a qualidade de vida no Concelho”, frisou Paulo Rocha.
No âmbito da programação municipal de atividade física, este mês, a Autarquia promove, a 10, o programa Páscoa Desportiva, com atividades para crianças entre os 11 e os 14 anos, cujas inscrições terminaram a 30 de março; e a Marcha da Primavera, agendada para 12 de abril e aberta a toda a população sénior do Concelho. Esta marcha decorrerá a partir das 10h00 do dia 12, com concentração marcada para o Monumento ao Pescador, junto à Marina da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt