A marina da Praia da Vitória registou a entrada de mais de oito centenas de barcos nos últimos três anos, com uma média de 270 embarcações por ano. Os dados constam do mais recente balanço à atividade naquela infraestrutura apresentado ao executivo municipal.
Segundo o documento, entre 2009 e 2011, a marina da Praia registou perto de 1800 passageiros e um aumento significativo no número de barcos estacionados em seco, espelhando a atratividade das condições oferecidas aos proprietários das embarcações.
Nos últimos três anos, o número de embarcações estacionadas em seco aumentou 25 por cento, tendo vindo a verificarem-se aumentos progressivos a cada ano.
Segundo o balanço da atividade da marina, este aumento deve-se à grande capacidade de estacionamento, à existência de serviços de assistência, às condições de abrigo que a marina oferece e aos preços competitivos praticados na Praia da Vitória, quer comparativamente aos valores das restantes marinas no arquipélago quer comparativamente aos preços praticados nas marinas no continente americano e europeu.
Muitos proprietários optam por deixar os barcos em seco na marina da Praia, aproveitando também a sua localização no meio do Atlântico, assim como a existência de ligações aéreas diárias para o continente, o que simplifica as suas deslocações para os seus países de origem.
Em alguns casos, os proprietários optam por deixar o barco na Praia, regressando ano após ano para férias nos mares açorianos.
Por nacionalidade de origem, verifica-se que as embarcações propriedade de portugueses são as em maior número a entrar na marina da Praia da Vitória, seguindo-se embarcações francesas, alemãs, norte-americanas, inglesas, belgas e dinamarquesas.
No entanto, a marina da Praia registou também entradas de barcos provenientes da Suécia, dos Países Baixos, da Suíça, da Namíbia, do Canadá, da Irlanda, da Ilha de Man, da Antígua, da Itália, da Austrália, das Bermudas, do Brasil, de Malta, da República Checa, da Rússia, da Noruega, da Grécia, da África do Sul, ou de Andorra.
Os meses de verão é o período do ano em que mais embarcações escalam a Praia da Vitória.
A marina da Praia da Vitória oferece mais de duas centenas de postos de amarração, balneários, lavandaria, rampa de varagem, travellift, estacionamento em seco e fornecimento de combustível.
A marina localiza-se no extremo Este da ilha Terceira no arquipélago dos Açores situada a 38º 43'N e 27º 03´W, protegida pelos molhes Norte e Sul da baía da cidade da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt