October Flight, Hands on Approach, Ana Free, Puddle of Mudd, Santos & Pecadores, Mónica Ferraz, Shaggy e Craig Smart compõem o cartaz musical das Festas da Praia 2012, que decorrem de 03 a 11 de agosto. O cartaz foi apresentado na manhã de sexta-feira, 20, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, afirmou tratar-se de um cartaz que mantém a qualidade e a diversidade da oferta musical das Festas da Praia, apesar da contenção orçamental em vigor.
“Para a elaboração deste cartaz, demos duas orientações à comissão organizadora: rigor e contenção orçamental, além da redução em 23 por cento da comparticipação pública nas festas, e a procura de um cartaz equilibrado, diversificado e que, acima de tudo, desse garantias de manter a afluência de público ao Music Resort. A comissão respondeu ao desafio e apresenta um cartaz de enorme qualidade, que, certamente, continua a fazer das Festas da Praia o maior evento musical no verão e a festa que mais gente movimenta neste período, particularmente na juventude”, sublinhou o autarca.
Por seu turno, a presidente das Festas da Praia 2012, Andreia Meneses, explicou que a aposta da comissão neste cartaz teve por base a vontade de garantir uma oferta diversificada em termos de tipos musicais e, ao mesmo tempo, trazendo à Praia nomes reconhecidos pelo público e, por essa via, de enorme atratividade.
“Acho que conseguimos cumprir esse objetivo. E esperemos que as pessoas correspondam. Este ano, as pulseiras semanais terão um custo de 35 euros, custando as diárias 15 euros e as pós-concerto dez euros”, explicou.
Segundo o presidente da Câmara da Praia, o aumento dos preços prende-se com a necessidade de fazer frente ao aumento do IVA em espetáculos musicais e à descida dos apoios privados a este evento.
“Entendemos que são valores razoáveis, tendo em conta os preços praticados noutros festivais no arquipélago. Enquanto foi possível, mantivemos sempre os mesmos valores nas pulseiras de acesso, mas este ano não foi possível evitar este aumento”, explicou.
Programa
Os grandes espetáculos musicais nas Festas da Praia abrem com a banda terceirense October Flight, numa participação que pretende premiar e promover as bandas locais.
O concerto está marcado para as 24h00 do sábado, 04, após o cortejo de abertura das Festas.
No dia seguinte, sobem ao palco, a partir das 23h00, os Hands on Approach, banda portuguesa que se consagrou com o tema “My Wonder Moon”.
Na segunda-feira, às 23h00, atua Ana Free, cantora e compositora portuguesa, que surgiu no panorama musical nacional através de vários vídeos nas redes sociais. Em algumas músicas, atuará ao lado de Ana Free o Dj Diego Miranda, que animará a Dream Zone após o concerto.
Os restantes Dj’s serão apresentados em breve.
Na terça-feira, às 23h00, sobem ao palco os Puddle of Mudd, primeira banda internacional na edição deste ano das Festas da Praia. Consagrados a nível internacional por temas como Blurry ou She Hates Me, os Puddle of Mudd unem o Grunge com o Rock Alternativo e o New Metal, num concerto muito vocacionado para o público mais jovem.
Na quarta-feira, atuam os Santos & Pecadores, banda liderada por Olavo Bilac que estará na Praia a comemorar os 20 anos de carreira. Este concerto está marcado para as 24h00, após o desfile das marchas populares de São João.
Mónica Ferraz atua no palco maior do Music Resort na quinta-feira, às 23h00. A cantora lançou esta ano o seu primeiro álbum a solo, depois de se ter evidenciado como vocalista dos Mesa.
Na sexta-feira, o Music Resort é animado por Shaggy, nome sonante da música internacional e um dos maiores nomes do Reggie da atualidade. O cantor, lançado para o estrelato em 1995 com o álbum Boombastic, sobe ao palco a partir das 23h00.
O último grande concerto da edição deste ano das Festas da Praia fica a cargo do canadiano Craig Smart, que conjuga música de dança com sonoridades mais pop. Este concerto está agendado para as 23h00, encerrando os espetáculos músicais no palco maior o Music Resort.
Controlo de acessos
Na apresentação dos concertos, o coordenador do Music Resort, Bruno Nogueira, explicou que, este ano, serão introduzidos códigos de barras nas pulseiras, sendo as entradas e saídas do recinto de espetáculos controlados por equipamentos de infravermelhos.
“Desta forma, teremos um maior controlo do número de pessoas dentro do recinto, o que é fundamental por razões de segurança e, além disso, no final da festa, teremos dados fiáveis relativamente à mobilidade no Music Resort. São informações que nos parecem fundamentais para a gestão futura daquele espaço, que é central nas Festas da Praia”, explicou o responsável.
“Para evitar aglomerações nas entradas e saídas, vão ser criadas mais mangas de acesso e, em permanência, monitorizaremos essa zona para irmos adequando a nossa estratégia às necessidades”, frisou.
A decoração do Music Resort será com materiais recicláveis e será também criado este ano um espaço lounge para permitir que as pessoas descansem naquele espaço entre as atuações dos músicos e dos Dj´s.
Bruno Nogueira adiantou ainda que estão em negociações para dinamizar uma iniciativa de apoio social durante os concertos no Music Resort.
“A nossa ideia é promovermos uma campanha de recolha de tampas de plástico, que reverterão em apoios em equipamentos para uma instituição de solidariedade social. Entendemos que devemos e pudemos aproveitar esta festa para um contributo social, que é importante nos dias que correm”, explicou.
A presidente das Festas da Praia 2012 adiantou que, em breve, serão revelados todos os DJ’s que animaram a Dream Zone após os concertos, assim como as bandas e artistas contratados para os restantes palcos da festa.
As Festas da Praia 2012 decorrem de 03 a 11 de agosto, tendo como tema Os Carnavais.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt