A Câmara Municipal da Praia da Vitória, através da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, organiza, de 16 a 21 de maio, uma formação em “Design Visual: Storytelling”, destinada, preferencialmente, a estudantes e profissionais das áreas do Design, Artes Visuais, Comunicação, Arquitetura, ou disciplinas relacionadas.
A formação, que será orientada por Fernando Pina, professor do Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (parceiro do Município para a formação) e decorrerá na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, tem por objetivo despertar os formandos para as potencialidades do tratamento gráfico de dados como elemento auxiliador da divulgação informativa.
“Mais e mais dados estão a ser recolhidos. Podemos aceder a cada vez mais informação, em qualquer momento, em qualquer lugar. O desafio é extrair as notícias mais importantes, os resultados mais surpreendentes e as histórias mais relevantes do dilúvio de informação que está disponível. Uma nova geração de designers, ilustradores, jornalistas e editores gráficos abordam este desafio. Estão a expandir o alcance criativo de técnicas existentes de visual storytelling, usando o design gráfico, a infografia, a ilustração e a fotografia para transmitir informações de maneira elegante, divertida e informativa”, lê-se nos objetivos planificados para esta formação, que decorrerá durante uma semana.
Esta nova área da comunicação concretiza-se no tratamento gráfico de dados estatísticos e na sua publicação em jornais, revistas, páginas na Internet ou em formatos audiovisuais; na realização de infografias explicativas de determinados acontecimentos; na planificação de informações e conteúdos, etc.
A formação, com um número máximo de inscritos de 20 pessoas, decorrerá entre as 19h00 e as 22h00 entre segunda e sexta-feira e, no sábado, entre as 10h00 e as 16h00 (com pausa para almoço entre as 13h00 e as 14h00).
Nas 20 horas de formação, os participantes vão analisar a história e evolução do uso de imagens como elementos de comunicação (abordagem histórica e etnográfica; árvores genealógicas; tabelas e quadros; comics e livros de viagens; imagens em movimento), a narrativa visual versus a narrativa escrita (códigos, símbolos e signos; interatividade estética) e a construção de um sistema de linguagem visual (vocabulário da linguagem visual; informação e conteúdo; informação e entretenimento; produção de imagens coerentes).
A inscrição custa 25 euros (20 euros para estudantes) e pode ser efetuada na página da Academia na Internet (www.cmpv.pt/academia), pelo e-mail academia@cmpv.pt, ou na página da Academia no Facebook (facebook.com/academiadejuventude).
Esta formação decorre no âmbito do plano formativo da Academia para o presente ano, o qual se insere na estratégia do Município de reforço das competências e conhecimentos dos munícipes, particularmente em novas áreas da comunicação, das novas tecnologias e das artes.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt