Luís Rouxinol, António Brito Paes e Tiago Pamplona são os cavaleiros contratados para a corrida de praça das Festas da Praia 2012, agendada para 06 de agosto, às 20h00, e que decorrerá na Praça da Toiros da Ilha Terceira.
Aos três marialvas juntam-se o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, que disputarão o troféu para a melhor pega da corrida.
O cartaz da tourada das Festas da Praia 2012 foi apresentado no final da tarde de quinta-feira, 24, em conferência de imprensa, onde foi anunciado que o evento integrará um concurso de ganadarias (troféus para bravura e para melhor apresentação) e troféus para a melhor lide a cavalo e melhor pega.
Em praça estarão toiros das ganadarias locais de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar e das ganadarias continentais Brito Paes, Passanha e Falé Filipe.
“Esta corrida está integrada no orçamento das Festas da Praia, sendo encarada numa perspetiva de rentabilidade, ou seja, de as receitas próprias garantirem o seu custo. É o desafio importante que estabelecemos. Tudo foi montado com esse intuito. Foi preparado um espetáculo de elevada qualidade, dando seguimento aos espetáculos dos anos anteriores. Tenho a certeza que estão reunidas as condições para um evento de sucesso”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.
A organização da corrida está a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e da Tertúlia Tauromáquica Praiense.
Na apresentação do cartel, o cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, Filipe Pires, sublinhou a qualidade dos artistas contratados e explicou as escolhas.
“É uma corrida organizada tendo como objetivo a sua sustentabilidade financeira. É uma corrida de toureio a cavalo, que tem como cabeça de cartaz Luís Rouxinol, um dos cavaleiros de topo do escalafon nacional, que este ano comemora as bodas de prata da sua alternativa. Nesse âmbito, Rouxinol apresentará na Praia o seu livro que assinala os seus 25 anos de alternativa”, adiantou.
“No caso de Brito Paes, é um cavaleiro mais novo, com alternativa tirada em 2005, e que tem vindo a dar mostras da sua qualidade, estreando-se na ilha Terceira. Contamos também com Tiago Pamplona, cavaleiro da ilha, que tem vingado a sua qualidade nas corridas em que participa, fruto do seu trabalho e também do ambiente familiar ligado aos toiros. São escolhas que, em nosso entender, garantem-nos um bom espetáculo e uma boa assistência”, disse.
“Os grupos de forçadores dispensam apresentações”, realçou. “Os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense têm um historial de monta, e que comprovam a sua dedicação à Festa Brava. O nosso grupo é mais recente, mas também tem mostrado ter qualidade. E ambos darão um bom espetáculo na disputa pelo troféu para a melhor pega”, sublinhou.
“O curro é formado por animais de três ganadarias locais e três ganadarias continentais, o que em nosso entender é uma boa escolha para a disputa dos troféus para bravura e melhor apresentação”, finalizou.
A tourada será abrilhantada pela Filarmónica Espírito Santo da Agualva e os bilhetes estarão à venda no secretariado das Festas da Praia e na Rua Direita (loja do Sr. Basílio Simões), em Angra do Heroísmo.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt