Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Agenda cultural do Município da Praia da Vitória: Jon Gomm, Onda Cultural nas Lajes, Festival de Fado Amador, Sol Menor e aniversário da cidade marcam mês de junho
30 maio 2012

O concerto do guitarrista Jon Gomm, a Onda Cultural na Vila das Lajes, o 1º Festival de Fado Amador dos Açores, o VI Festival da Canção Infantil Sol Menor e a comemoração da elevação da Praia a cidade marcam a agenda cultural do Município para o mês de junho.

A calendarização foi apresentada na manhã de quarta-feira, 30 de maio, pelo presidente e pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

“É uma agenda cultural que mantém a qualidade, a diversidade e a amplitude da programação mensal que temos vindo a organizar. Mas é também um programa que está marcado por vários eventos de elevada qualidade e significado. Nesse âmbito, destacaria o concerto do guitarrista Jon Gomm, um dos mais bem-sucedidos e dotados guitarristas do mundo que trará a mestria da guitarra clássica ao Auditório do Ramo Grande a 02, pelas 21h30; a quinta edição da Onda Cultural na Vila das Lajes, que decorrerá de 05 a 08; o 1º Festival de Fado Amador dos Açores, agendado para 08, 09 e 10; a sexta edição do Festival da Canção Infantil Sol Menor, a 16; e as comemorações da elevação da Praia a cidade, a 20 de junho”, sublinhou Paulo Codorniz, vereador da Cultura no Município da Praia da Vitória.

O primeiro evento da agenda cultural está marcado para 01 de junho, às 21h30, com a exibição, em antestreia, do documentário “Ramo Grande – O gado vermelho dos Açores”, produzido pela Iris Audiovisuais, e que decorrerá no Auditório do Ramo Grande, com entrada gratuita.

No dia 02, além do concerto de Jon Gomm, decorrerá, no claustro da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, às 20h00, a apresentação ao vivo da banda Malhas Traçadas.

De 04 a 08 de junho, na Academia de Juventude, decorrerá uma formação intitulada “Como Fazer uma Curta com o Telemóvel”, que será orientada por Mauro Moura. Os interessados podem inscrever-se através do correio electrónico da Academia (academia@cmpv.pt) ou da página da Academia no Facebook.

 

Onda Cultural nas Lajes

 

De 05 a 08, decorre a V Onda Cultural da Vila das Lajes, que integrará as comemorações do 10º aniversário da elevação das Lajes a Vila e incluirá uma Feira de Sopas e de Doces Tradicionais.

O programa da Onda Cultural tem início no dia 05, às 13h00, com a abertura de uma feira do livro, uma feira da tralha e várias exposições artesanais e artísticos. Estas mostras estarão patentes no jardim público da freguesia, local onde decorrerá também a Feira das Sopas e de Doces Tradicionais (agendada para 07 e 08, a partir das 20h00) e de uma Feira Comercial.

Na programação está também incluída a atuação, no jardim público, da “Família Delmindo” (a 05, às 22h00), de Fernando Teixeira (a 06, às 22h00), das Filarmónicas Progresso Lajense e Recreio Lajense (a 07, às 21h30 e 22h30, respetivamente), do Grupo Folclórico da Vila das Lajes “Cantares da Eira” (a 07, às 23h30) e da Associação de Danças de Salão (a 08, às 21h30), além de uma Cantoria (a 08, às 23h00), com os improvisadores José Eliseu, Maria Clara, José Fernando, Carlos Andrade (Santa Maria), Fábio Ourique e Marcelo Dias, sendo a música assegurada pela família Delmindo.

No dia 08, o programa da Onda Cultural reserva atenção às comemorações da elevação das Lajes à categoria de Vila, com a cerimónia oficial marcada para as 20h00, no Salão de Festas do Centro de Dia.

Esta sessão inclui uma palestra do Professor Doutor Avelino Meneses, várias homenagens e o lançamento do livro “A Ilha Terceira – Trabalho e Diversão”, da autoria de Francisco Oliveira, com apresentação de Andreia Cardoso.

 

Festival de Fado Amador

 

De 08 a 10, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, decorrerá o 1º Festival de Fado Amador dos Açores, que contará com a presença de 30 fadistas amadores e quatro agrupamentos.

“Serão cerca de 40 pessoas a interpretarem fado nestes três dias, em espetáculos com entrada gratuita, onde o ambiente será idêntico ao de uma casa de fado. Quem quiser, no local, poderá adquirir caldo verde e vários petiscos, enquanto assiste aos fados”, explicou Paulo Codorniz.

“Será o primeiro ano deste evento, mas pela adesão e entusiasmo que gerou, acredito que vamos repetir o evento nos próximos anos. É essa a nossa intenção”, assegurou o responsável.

“Outro momento alto desta programação para junho é a realização do VI Festival da Canção Infantil Sol Menor, que decorrerá a 16, às 20h30, no Auditório do Ramo Grande, com entrada gratuita. Teremos a atuação de 15 crianças, num evento que manterá a qualidade mostrada nas anteriores edições”, sublinhou o vereador da Cultura.

A agenda cultural de junho do Município inclui ainda um workshop em VJ, entre 11 e 14, com orientação de Mauro Moura, podendo os interessados inscrever-se através do correio electrónico da Academia (academia@cmpv.pt) ou da página da Academia no Facebook.

E inclui ainda, a 15, às 20h00, na Academia de Juventude, uma passagem de modelos com crianças e idosos, no âmbito da Feira Intergeracional organizada pelo departamento de Ação Social do Município da Praia da Vitória.

No cinema, a agenda de junho inclui a exibição, no Auditório do Ramo Grande, dos filmes “As Serviçais” (a 03, às 18h00), “Guerra é Guerra “(a 08 e 09, às 21h30) e “Lorax – versão portuguesa” (a 10, às 15h00, com entrada gratuita para menores de 12 anos).

 

Elevação da Cidade

 

“O mês de junho inclui também as comemorações da elevação da Praia da Vitória a cidade, que decorrerão a 20. Estamos a trabalhar nessa comemoração, podendo já adiantar que o tema central será a Educação”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.

“Será uma comemoração de homenagem a pessoas que muito contribuíram para a Educação neste Concelho”, adiantou.

“Procuraremos também avaliar e fazer o balanço do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área, que classificamos de central em qualquer projeto de desenvolvimento local”, sublinhou o autarca praiense, revelando que o programa definitivo será apresentado brevemente.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais