O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que é imperativo analisar e procurar reduzir as desigualdades na distribuição do rendimento extraído da atividade piscatória. A ideia foi transmitida na sua intervenção no jantar do Dia do Pescador, que decorreu na noite de quinta-feira, 31, no Quartel de Bombeiros da Praia da Vitória.
Na sua intervenção, Roberto Monteiro realçou que a pesca é um dos setores que oferece solução para a crise económica atual e que, por isso, deve ser potenciado.
“No enquadramento atual, a pesca é, sem dúvida, um dos setores de atividade a potenciar e a rentabilizar. Não basta falar no aproveitamento do mar, sem contemplar, no caso da Praia, a sua comunidade piscatória, olhando e estudando com atenção o seu estado atual e a sua possível capacidade de exportação e de geração de riqueza, além da redistribuição do rendimento. A quota-parte que toca aos homens do mar é sempre a parte menor do bolo, o que tem contribuído para que este setor seja associado a problemas económicos e sociais. É uma situação que temos de olhar e melhorar”, argumentou o autarca praiense.
O presidente da Câmara da Praia, que discursava perante os mais de 400 pescadores e familiares que se juntaram no jantar, destacou ainda o empenho da Autarquia na dinamização e valorização da comunidade piscatória praiense. Daí o apoio anual ao jantar que assinala o Dia do Pescador, e que, este ano, coincidiu com o encerramento da Semana do Pescador.
“É um evento a que atribuímos imensa relevância, porque a pesca e a comunidade piscatória tiveram e têm uma enorme importância para o nosso Concelho. A própria história da Praia conta com um enorme contributo dos pescadores. Hoje, essa importância mantém-se e deve ser potenciada”, explicou.
“A única estátua que inauguramos nas nossas legislaturas é dedicada aos homens do mar. O que prova o nosso empenho e atenção a esta comunidade”, exemplificou o autarca praiense.
No final da sua intervenção, Roberto Monteiro pediu aos pescadores para participarem na Procissão dos Marítimos, que decorre integrada nas Festas da Praia.
“É um momento de alegria, celebração e fé único, que deve ser acarinhado por todos nós. Deixo aqui a todos vós um pedido especial para que participem massivamente nessa celebração”, pediu.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt